Instituto Mamirauá disponibiliza novos jogos de educação ambiental para download

Publicado em: 23 de agosto de 2019

Apesar de ocupar mais da metade do território do Brasil, a Amazônia ainda é desconhecida para grande parte da população. 

Para possibilitar que informações sobre a fauna e flora da maior floresta tropical do mundo atinja pessoas de todas as idades e regiões do país, o Instituto Mamirauá disponibiliza jogos, brinquedos e publicações de educação ambiental para acesso e download gratuito no site. 

Ecossistemas amazônicos, espécies sob risco de extinção, variedade de primatas e manejo de recursos naturais são algumas das temáticas dos produtos didáticos elaborados pela própria organização, que trabalha com pesquisa científica para conservação da Amazônia na região do Médio Solimões, no estado do Amazonas. 

Confira abaixo os últimos lançamentos:

Paper Toys

Depois do sucesso dos brinquedos de papel de espécies de primatas amazônicos, chegou a vez dos peixes! 

Os paper toys são publicações que podem ser impressas para cortar e colar e, ao fim, transformar um papel em um brinquedo 3D. Desenvolve habilidades motoras de maneira divertida e, o mais importante, ensina um pouco sobre quem alguns dos tanto animais que habitam lagos e rios da região amazônica.

São três espécies de peixes retratadas no brinquedo:  o pirarucu (Arapaima gigas), também conhecido como o ‘gigante amazônico’ por ser um dos maiores peixes de água doce de mundo; o aruanã (Osteoglossidae) e o arredondado acará-disco (Symphysodon aequifasciatus).

Trilha da onça-pintada

A trilha da onça pintada é um jogo que ensina sobre o maior felino das Américas e sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Mamirauá em prol da conservação da espécie, que se encontra ameaçada.

Em cada uma das 15 'casas' da trilha, é mostrada uma curiosidade sobre a espécie e também alertas sobre mitos que giram em torno do animal. O participante avança ou regride de acordo com a categoria da informação repassada.

Máscaras de Mamíferos Aquáticos

Além do conhecido boto, você conhece os outros mamíferos aquáticos amazônicos? Lançamos duas máscaras para divertir as crianças, que poderão se ‘transformar no simpático peixe-boi-amazônico (Trichechus inunguis) e na também conhecida como ‘onça d’água’, ariranha (Pteronura brasiliensis).

Para acessar, basta entrar neste link. Divirta-se!


Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: