Intercâmbio socioambiental: Instituto Mamirauá participa de seminário com foco em áreas protegidas na Amazônia

Publicado em: 11 de setembro de 2018

Organizado pelo IAPA, evento acontece em Lima, Peru. O pesquisador Caetano Franco representa o instituto com experiências em vigilância comunitária na Amazônia Central

Começou nessa terça-feira (11/09), na capital peruana, o "Seminário Boas Práticas: Integrando as áreas protegidas amazônicas com a paisagem". Reunidas, pessoas e organizações que trabalham com conservação e gestão participativa no bioma. O Instituto Mamirauá participa da reunião, compartilhando resultados de vinte anos de vigilância comunitária em áreas protegidas na Amazônia brasileira.

Localizado na parte central da Amazônia desde o final dos anos 1990, o Instituto Mamirauá apoia a gestão de unidades de conservação (UC), com pesquisas, assessoria à manejo e fortalecimento de lideranças comunitárias que vivem na região. Dentre as atividades, está o incentivo à vigilância feita pelos moradores das UC´s.

O pesquisador Caetano Franco vai apresentar a experiência intitulada "Duas décadas de vigilância comunitária contribuindo para gestão territorial e conservação dos recursos naturais em Áreas Protegidas de Uso Sustentável na Amazônia Central". A apresentação é baseada na pesquisa que o geógrafo desenvolve no Instituto Mamirauá com foco na vigilância comunitária realizada nas Reservas Mamirauá e Amanã, estado do Amazonas.

"Vou apresentar um resumo de resultados dessas duas décadas da vigilância comunitária e como isso contribui para uma gestão integrada de áreas protegidas na Amazônia", afirma o pesquisador.

Sobre o seminário

O "Seminário Boas Práticas: Integrando as áreas protegidas amazônicas com a paisagem" acontece entre os dias 11 e 15 de setembro e é uma realização da IAPA (Integración de las Áreas Protegidas del Bioma Amazónico). O IAPA é um projeto financiado pela União Européia, que busca gerar uma rede de trabalho em torno dos sistemas de áreas protegidas localizadas na região amazônica.

Texto: João Cunha

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: