Instituto Mamirauá abre inscrições para três bolsas de pesquisa na Amazônia

Publicado em: 15 de setembro de 2020

Selecionados atuarão em pesquisas com ecologia de espécies, manejo de recursos naturais e gestão socioambiental na Amazônia. Inscrições vão até dia 05 de outubro

Estão abertas as inscrições para bolsas de pesquisa do Instituto Mamirauá. A Chamada Pública nº 07/2020, realizada em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), oferece três bolsas para pesquisadores, técnicos e especialistas para a realização de projetos de pesquisa na Amazônia. Os valores das bolsas são de R$ 3.380, conforme estipulado na chamada. Mais informações sobre as bolsas, orientações para inscrição e envio de documentação para a candidatura estão disponíveis no documento da Chamada Pública nº 07/2020. Para acessá-lo, clique aqui.

As bolsas são para trabalhar em três dos cinco projetos de pesquisa integrantes do programa "Conservação da biodiversidade, uso sustentável dos recursos naturais e melhoria da qualidade de vida das populações locais nas florestas alagáveis da Amazônia Brasileira".

Os selecionados atuarão em algumas das diferentes linhas de pesquisa do instituto. São uma vaga em Biodiversidade e Ecologia de Espécies Amazônicas, uma em Manejo de Recursos Naturais e Tecnologias Sustentáveis e uma em Organização Social e Governança Socioambiental.

Os bolsistas devem dedicar-se exclusivamente e em tempo integral às atividades relacionadas à bolsa, e não podem possuir vínculo empregatício com nenhuma instituição pública ou privada durante a vigência da bolsa.
Os candidatos também devem ter disponibilidade para residir no local de desenvolvimento da pesquisa e sempre que necessário viajar às unidades de conservação onde o Instituto Mamirauá realiza suas pesquisas, para acompanhar ou desenvolver atividades de campo.

O prazo para inscrições termina no dia 05 de outubro.

As propostas deverão ser encaminhadas ao Instituto Mamirauá pelo endereço eletrônico chamadapublica.pci@mamiraua.org.br. Dúvidas e informações adicionais devem ser enviadas para o e-mail pci.idsm@mamiraua.org.br.

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) convida os interessados a apresentarem propostas e currículos nos termos aqui estabelecidos para seleção de pesquisadores para execução de projetos de pesquisa, no âmbito do Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Bolsas de modalidade PCI-D, no nível C.

Amanda Lelis
Amanda Lelis
André Dib

Confira abaixo as vagas e as respectivas exigências:

Análises séricas hormonais em filhotes de peixe-boi amazônico reabilitados no Centro de Reabilitação do Instituto Mamirauá

Mestrado em Medicina Veterinária ou mínimo de 5 anos de experiência comprovada após emissão do diploma de graduação na área de veterinária; experiência em análises laboratoriais veterinárias; capacidade de produzir manuscritos cientí­ficos, relatórios técnicos; conhecimentos básicos de informática e inglês;  capacidade de trabalho em grupo e com equipes multidisciplinares; dinamismo, versatilidade e iniciativa e dedicação exclusiva e em tempo integral para as atividades relacionadas à bolsa, sem vínculo empregatício com nenhuma Instituição pública ou privada durante a vigência da bolsa.

Dinâmica populacional de jacarés na RDS Mamirauá

Mestrado em Biologia ou mínimo de 5 anos de experiência comprovada após emissão de graduação em Biologia, Ecologia, ou áreas afins; possuir alguma experiência em ecologia de populações, com estimativas populacionais de densidade; possuir alguma experiência no uso de programas para análise de dados, como R e ArcGis e ter dedicação exclusiva e em tempo integral para as atividades relacionadas à bolsa, sem vínculo empregatício com nenhuma Instituição pública ou privada durante a vigência da bolsa.

Estudo sobre os efeitos dos planos de manejos de recursos naturais na renda das famílias manejadoras

Mestrado em Ciências Sociais, Sociologia, Ciências Sociais Aplicadas, Desenvolvimento Sustentável, Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônico ou ter diploma de graduação nas nestas áreas com experiência comprovada de no mínimo 5 anos após a emissão do diploma de nível superior; capacidade de produzir textos cientí­ficos, relatórios técnicos e ter dedicação  exclusiva e em tempo integral as  atividades relacionadas à bolsa, sem vínculo empregatício com nenhuma Instituição pública ou privada durante a vigência da bolsa.

Sobre o Instituto Mamirauá

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Fundada em 1999, a organização é sediada na cidade de Tefé, localizada na região central do estado do Amazonas. O instituto desenvolve projetos em conservação, biodiversidade, manejo de recursos naturais e desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Texto: Augusto Gomes

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: