Instituto Mamirauá recebe Prêmio José Reis nos 70 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Publicado em: 19 de julho de 2018

Unidade de pesquisa localizada na Amazônia Central é a ganhadora dessa edição do Prêmio José Reis, concedido à pessoas e organizações que divulgam ciência. Entrega será feita na abertura da Reunião Anual da SBPC, dia 22 de julho, em Maceió

José Reis (1907 – 2002) foi um grande divulgador de ciência, traduzindo conceitos complicados em linguagem simples e cotidiana. O nome do médico, pesquisador, jornalista e escritor virou sinônimo da principal homenagem às pessoas e organizações que se dedicam a popularizar o mundo das ciências. A 38ª edição do Prêmio José Reis reconheceu um centro de pesquisa da Amazônia, o Instituto Mamirauá. A entrega do prêmio acontecerá na noite de domingo (22/07) em Maceió, durante a cerimônia inaugural da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.

A comissão julgadora, organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), destacou "as ações do Instituto Mamirauá, que promove a inclusão social com protagonismo das comunidades locais ao articular suas ações com essa população, além do caráter regional e internacional das iniciativas".

Comunicação e ciência na Amazônia valorizadas

Com a edição de 2018, o Instituto Mamirauá se torna a terceira unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) a ganhar o Prêmio José Reis. A honraria tinha sido antes concedida ao Museu Paraense Emílio Goeldi, em 1987, e ao Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), em 2006.

Em toda a Amazônia brasileira, o instituto é o segundo vencedor na história do prêmio, juntando-se ao Museu Goeldi, de Belém do Pará. Localizado na região central do estado do Amazonas, o Instituto Mamirauá é um centro de pesquisa e desenvolvimento sustentável que trabalha em prol da biodiversidade e ao lado das populações locais para a melhoria da qualidade de vida.

Criado há quase vinte anos, o instituto desenvolve projetos em investigações sobre a fauna e flora locais, assessoria ao manejo de recursos da natureza, como a pesca manejada de pirarucu e o manejo florestal, e de tecnologias sociais para o bem-estar e saúde de povos ribeirinhos, a exemplo de sistemas de tratamento de água à base de energia solar.

No campo da divulgação de ciência, o Instituto Mamirauá leva o nome e as histórias de ciência na Amazônia para vários cantos do país e do mundo. A começar pela própria região, compartilhando experiências de conservação com comunidades no Amazonas e estados vizinhos. No Brasil e no mundo, o instituto é referência entre o meio científico e a mídia em produção de pesquisa de qualidade e de iniciativas bem-sucedidas para a proteção do bioma Amazônia.

Nas redes sociais, o instituto está presente no Facebook, YouTube e Instagram, somando milhares de seguidores e fãs, com conteúdo interativo e multimídia. Com uma abordagem descomplicada e popular, o material convida o público ao conhecimento e diálogo sobre os temas do meio ambiente e ciência com olhares e vozes amazônicos.

"Para nós, receber o Prêmio José Reis trouxe muita satisfação e orgulho, porque já é um prêmio de muita reputação no Brasil, e realizamos ações de divulgação da ciência numa região que é particularmente desafiadora. Atuamos no interior da Amazônia, em pequenas cidades e comunidades ribeirinhas. E receber um prêmio desse tipo significa que estamos conseguindo realizar essa divulgação científica e tecnológica de forma eficiente. É um sinal de que estamos no caminho certo", resume o diretor-geral do Instituto Mamirauá, Helder Lima de Queiroz.

O Prêmio José Reis será entregue ao diretor-geral do instituto na solenidade inaugural da 70ª Reunião da SBPC. O evento acontecerá no dia 22 de julho, a partir das 18h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (s/n, Rua Celso Piatti - Jaraguá, Maceió). A cerimônia é aberta ao público e tem entrada gratuita.

Conheça o Prêmio José Reis

Criado em 1978 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Prêmio José Reis revela e reconhece grandes nomes que contribuem significativamente para a divulgação científica no Brasil.

A edição de 2018 é destinada à categoria Instituição e Veículo de Comunicação e premiou a "instituição (pesquisa e ensino, centros e museus de ciência e tecnologia, órgãos governamentais, instituições culturais, organizações não governamentais e empresas públicas ou privadas) ou veículo de comunicação coletiva que tenha tornado acessível ao público conhecimento sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e seus avanços", de acordo com a organização da premiação.

Visite o site do Prêmio José Reis e saiba mais: http://premios.cnpq.br/web/pjr

Visite a 70ª Reunião da SBPC, em Maceió

Organizada pela Sociedade Brasileiro para o Progresso da Ciência, as reuniões anuais são momentos de encontro entre cientistas e a sociedade em geral para compartilhar temas de ciência, tecnologia e inovação. Saiba mais: http://ra.sbpcnet.org.br/maceio

Texto: João Cunha

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: