Instituto Mamirauá promove curso de turismo de base comunitária

Publicado em:  4 de dezembro de 2012

                04/12/2012 - O Instituto Mamirauá promoveu, entre os dias 27 e 30 de novembro, o 2º Curso de Multiplicadores de Turismo de Base Comunitária, em Tefé (AM). Dez vagas foram abertas e preenchidas por jovens da Floresta Nacional de Tefé, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além das atividades teóricas, realizadas na sede da instituição, os participantes visitaram a Pousada Flutuante Uacari, na Reserva Mamirauá. Segundo Fernanda Sá, coordenadora do Programa de Turismo de Base Comunitária, a proposta tem por objetivo estimular a formação de multiplicadores de turismo, com foco nas experiências desenvolvidas pelo Instituto na Reserva Mamirauá.

 
                Rodrigo Ozório, consultor do Programa Turismo de Base Comunitária, apresentou um panorama do ecoturismo no Brasil, na região Amazônica e em Tefé. Sobre a região, enfatizou que a presença de áreas protegidas de grande relevância biológica (Mamirauá, Amanã, Floresta Nacional de Tefé) são oportunidades para estimular o turismo. "Além disso, há um alto grau de biodiversidade; importância histórica e cultural; acesso aéreo diário; melhoria dos serviços disponíveis e a copa do mundo e as olimpíadas são fatores que devem ser aproveitados".
 
                Também foram abordadas as estratégias de comercialização e promoção da Pousada Uacari, e técnicas de planejamento e gestão na atividade turística apresentando inventário da oferta turística, estudo de viabilidade econômico-financeira, elaborações de roteiros e ferramentas de interpretação ambiental. O segundo dia de atividades teóricas encerrou com uma atividade prática realizada na área do Exército Brasileiro, com o apoio da 16ª Brigada de Infantaria de Selva de Tefé. Os cursistas realizaram uma trilha que durou 2 horas.
 
                A visita na Pousada Uacari iniciou no dia 29 e o grupo foi recebido pela gerente do empreendimento, Ednelza Martins. No empreendimento foi abordada a rotina de trabalho do setor de alimentos e bebidas, hospedagem e de lazer, neste último, destacando o trabalho dos guias e barqueiros, a preparação de materiais e cuidados com a segurança do turista. Houve atividades práticas no Lago Mamirauá.

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: