Instituto Mamirauá promove curso de condução de visitantes para alunos do projeto Marinheiros do Amanhã

Publicado em: 29 de maio de 2013

O Instituto Mamirauá, por meio do Programa de Turismo de Base Comunitária, realizou no período de 13 a 17 de maio o Curso de Condução de Visitantes em Turismo de Base Comunitária para alunos do Projeto Socioeducativo Marinheiros do Amanhã.

Durante o curso, alunos aprenderam sobre: O que é Turismo? (Conceituação; Segmentação turística com ênfase no turismo de Base Comunitária; Os impactos positivos e negativos que o turismo pode gerar), Informações sobre o turista (Quem é o turista; Quando ele viaja; Porque viaja; Quais as preocupações do turista; O que ele procura; Como escolhe os lugares para ir; A importância de se conhecer o perfil do turista).

Nos dias 14 e 15 foram ministradas palestras sobre sustentabilidade (conceituação; princípios do turismo sustentável), demanda turística de Tefé, inventário turístico, produto turístico, comercialização, características do guia e boas práticas de condução de visitante e também realizaram uma visita guiada pelo Instituto Mamirauá. Logo após, formaram quatro grupos para realizar o levantamento do inventário turístico da cidade de Tefé.

No dia 16, os alunos aprenderam a criar um pacote turístico para a cidade de Tefé e com os dados obtidos a partir do inventário turístico, produziram seus próprios pacotes e depois fizeram apresentação de seus trabalhos.

No dia 17, João Paulo Borges Pedro, coordenador institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr), ministrou uma palestra sobre iniciação científica.  O PIBIC Jr é um programa fomentado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e tem como objetivo apoiar, com recursos financeiros e bolsas, a inserção de estudantes de ensino médio em projetos de pesquisa em instituições públicas e privadas do estado do Amazonas.

 "O Instituto Mamirauá é um grande parceiro do projeto. Fico muito feliz com a parceria para viabilizar o curso de condução de visitantes e sem o apoio do Mamirauá com certeza o nosso planejamento ficaria pendente nessa parte e a atuação do Instituto Mamirauá no projeto é de valor inestimável", afirmou o Capitão-Tenente Eudimaci, comandante da Agência Fluvial de Tefé. 

O Projeto Marinheiros do Amanhã é uma iniciativa da Marinha do Brasil e tem como finalidade formar multiplicadores das normas de segurança da navegação no interior do Amazonas e também criar oportunidades para uma formação técnico-profissional. O programa é voltado para adolescentes de famílias de baixa renda que são selecionados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS-Tefé) e pela Pastoral do Menor.

Texto: Francisco Rosa

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: