Instituto Mamirauá participa de Seminário de Pesquisa do ICMBio em Brasí­lia

Publicado em: 10 de setembro de 2015

O diretor geral do Instituto Mamirauá, Helder Queiroz, será um dos palestrantes do VII Seminário de Pesquisa e VII Encontro de Iniciação Científica. O evento acontece na próxima semana, entre os dias 15 e 17, no auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasí­lia.

Helder Queiroz participa da mesa redonda "Manejo e participação social em Unidades de Conservação na Amazônia", no dia 17, a partir das 8h30. O Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciênica, Tecnologia e Inovação, foi criado em 1999 e desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo e assessoria técnica nas áreas das Reservas Mamirauá e Amanã, na região do Médio Solimões (AM), apoiando a gestão dessas duas Reservas estaduais.

A mesa redonda será moderada por Cristiane Figueiredo, da Divisão de Gestão Participativa do ICMBio e também participam do debate, junto com o diretor geral do Instituto Mamirauá, Ane Alencar, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), e Edvan Ferreira Feitosa, morador da Comunidade Boa Vista do Calafate, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (Maraã-AM). Edvan é um dos coordenadores do Acordo de Pesca Paraná Velho e ajuda na realização das atividades de manejo de recursos pesqueiros em uma das áreas da Reserva.

Com o tema "Conservação e sociedade", o evento será aberto ao público. Também serão apresentados 84 resumos de pesquisa em manejo e conservação da biodiversidade e gestão socioambiental, de servidores do ICMBio e alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), em parceria com instituições de todo país.

"A escolha do tema se deve à necessidade de aumentar o diálogo com a sociedade, buscando maior alinhamento das iniciativas conduzidas pelo Instituto com as expectativas sociais", afirma Ana Elisa de Faria Bacellar, coordenadora de Apoio à Pesquisa do ICMBio e uma das organizadoras do evento.

Entre os outros palestrantes do evento estão Robert Buschbacher, da Universidade da Flórida; Carlos Eduardo Grelle, do Instituto de Biologia da UFRJ; Guilherme Dutra, da Conservação Internacional; Márcia Chame, da Fundação Oswaldo Cruz (RJ); e Mônica Nogueira, do Centro de Desenvolvimento Sustentável, da Universidade de Brasí­lia (UnB). De acordo com o ICMBio, a média de público das edições anteriores foi de cem pessoas, entre professores, estudantes universitários, representantes de instituições públicas e de ONGs.

Veja a programação completa no site do ICMBio.

 

Texto com informações da Assessoria de Comunicação do ICMBio.

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: