Instituto Mamirauá participa da VIII Semana do Meio Ambiente da UEA

Publicado em:  6 de junho de 2011

06/06/2011 - Entre os dias 3 e 5 de junho, o Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST) da Universidade do Estado do Amazonas realizou a VIII Semana do Meio Ambiente. Acadêmicos, estudantes da rede de ensino de Tefé e representantes da sociedade civil participaram de diversas atividades durante o final de semana. No centro das discussões, o conhecimento e a conservação da biodiversidade e do meio ambiente, assim como a saúde humana. O Instituto Mamirauá foi convidado a participar do evento com algumas atividades para estimular o conhecimento e discussão a cerca da temática.
 O técnico Ruiter Braga, do Programa de Manejo de Pesca do Instituto Mamirauá, apresentou a palestra "Desafios do Manejo do Pirarucu nas RDS Mamirauá e Amanã". O grupo de pesquisa em Ecologia de Vertebrados Terrestres (ECOVERT) realizou duas atividades, a primeira foi composta de um mini-curso com duração de seis horas, intitulado "Animais peçonhentos: conhecendo, identificando, desmistificando, cuidados e acidentes. Uma visão geral, com foco em serpentes."
 Segundo o biólogo Iury Valente Debien, o objetivo da proposta foi estimular o conhecimento para conviver melhor. A dinâmica fez com que os participantes tivessem uma visão melhor a cerca da ecologia, do comportamento, da anatomia e a desmistificação de alguns mitos relacionados a esses animais, assim como os riscos e quadros clínicos dos seus respectivos acidentes.
 A segunda proposta foi uma oficina intitulada "Conhecendo os Morcegos" ministrada pelo biólogo Gérson Paulino Lopes. A oficina foi composta de uma exposição e de uma apresentação sobre esses animais, com os aspectos gerais, diversidade e importância ecológica, além de curiosidades e mitos sobre os morcegos.
 O evento foi composto de várias palestras, mini-cursos, oficinas, exposições de trabalhos de iniciação científica realizados pelos alunos da instituição e de uma mesa redonda promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
 A cerimônia de encerramento ocorreu no dia 5 com a premiação dos painéis e fotografias dos estudantes, seguida da apresentação final denominada "O show da química".

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: