Instituto Mamirauá oferece palestra sobre efeitos de mudanças climáticas em peixes

Publicado em:  8 de novembro de 2017

A bióloga Lauren Chapman, que fala na sede do instituto nessa sexta-feira (10), pesquisa conservação de peixes e mudanças climáticas. O evento é gratuito

Estudar de que forma o avanço do aquecimento global pode afetar a ecologia e o comportamento de peixes é um dos focos da professora Lauren Chapman, do Departamento de Biologia da Universidade McGill, em Montreal, que ministrará a palestra. O evento é gratuito e aberto ao público e acontecerá nesta sexta-feira, 10 de novembro, às 10h, na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé.

Especialista com vasta experiência no estudo e conservação de peixes, Lauren Chapman tem dedicado boa parte da vida profissional a projetos de conservação e as consequências ecológicas em estratégias respiratórias de peixes em países como Barbados, Costa Rica, e Uganda. Em sua exposição, “Hot Fish and Hypoxia: Effects of Environmental Stressors on Energetics and Performance of African Inland Fishes”, a professora e pesquisadora canadense falará sobre um experimento envolvendo mudanças de temperatura e oxigênio com peixes na África Oriental.

A pesquisadora está em temporada de dez dias na região do Médio Solimões para auxiliar um projeto do Instituto Mamirauá, que visa analisar as mudanças comportamentais de peixes amazônicos que habitam as águas negras e brancas, se submetidos a um aumento de temperatura, situação que é possível com o cenário de mudanças climáticas.

“Vou falar como o aquecimento das águas e a baixa disponibilidade de oxigênio pode afetar a performance de peixes e como eles podem resistir e se adaptar se o ambiente mudar. Mesmo falando sobre peixes africanos, nessa palestra, haverá paralelos a traçar com a realidade daqui”, afirma a pesquisadora.

A palestra será ministrada em inglês e haverá tradução. Em Tefé, o Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) fica localizado na Estrada do Bexiga, nº 2.584, bairro Fonte Boa

Palestra “Hot Fish and Hypoxia: Effects of Environmental Stressors on Energetics and Performance of African Inland Fishes”

Quando: sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Local: Instituto Mamirauá (Estrada do Bexiga, 2.584 Bairro Fonte Boa)

Horário: 10 horas

Texto: João Cunha

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: