Instituto Mamirauá lança plataforma para monitorar avanço da COVID-19 no Amazonas

Publicado em: 20 de abril de 2020

Ferramenta visa levar informação à população e auxiliar estratégias de resposta à pandemia no estado e municípios

Já é possível consultar diariamente o número de casos confirmados da COVID-19 no estado do Amazonas a partir de um painel interativo lançado hoje (23) pelo Instituto Mamirauá.

O painel mostra o número de casos, número de casos por 100 mil habitantes e óbitos por município, além dos números totais do estado. O mapa indica, proporcionalmente, com pontos vermelhos o número de casos confirmados por município.

O Amazonas apresenta a pior situação da pandemia no Brasil e uma das mais altas taxas de letalidade da doença. Para o diretor técnico-científico do Instituto Mamirauá, Emiliano Esterci Ramalho, a iniciativa é essencial para que estado e municípios consigam formular ou adaptar estratégias de combate à covid-19 baseados em dados atualizados em tempo real e concentrados em apenas um lugar.

"Lançamos essa plataforma porque consideramos essencial que a população e os governos compreendam a situação da pandemia à medida que ela se desenvolve no nosso estado com dados e informações transparentes" afirmou o pesquisador.

Além do monitoramento de dados, o Instituto Mamirauá tem trabalhado desde o início da pandemia para combater o avanço da covid-19 Amazônia Central e impedir que ela chegue às comunidades ribeirinhas da região. Diariamente, o instituto envia aos ribeirinhos e líderes comunitários atualizações e informações sobre medidas preventivas para impedir a contaminação, além de produzir dois programas de rádio sobre o coronavírus semanalmente. 

"Já vínhamos trabalhando no combate ao avanço da doença nas reservas Mamirauá e Amanã, onde as dinâmicas de isolamento e distanciamento precisam ser tratadas de forma muito específica, mas sentimos a necessidade de agir em outras frentes, de forma mais sistêmica" disse Emiliano.

O desenvolvimento da plataforma de monitoramento de dados só foi possível porque a empresa que fabrica o software de informação geográfica usado pelo instituto para fazer análises espaciais cedeu temporariamente, de forma gratuita, o acesso a seu programa de resposta a desastres como forma de apoiar ações de enfrentamento à covid-19.

Sobre o Instituto Mamirauá

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá é uma Organização Social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O Instituto desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo de recursos naturais e desenvolvimento social, principalmente na região do Médio Solimões, estado do Amazonas.

Os objetivos do Instituto Mamirauá incluem a aplicação da ação de ciência, tecnologia e inovação na adoção de estratégias e polí­ticas públicas de conservação e uso sustentável da biodiversidade da Amazônia. Também abrangem a construção e a consolidação de modelos para o desenvolvimento econômico e social de pequenas comunidades ribeirinhas por meio do desenvolvimento de tecnologias socialmente e ambientalmente adequadas.

Texto: Mariana Bertelli

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: