Instituto Mamirauá instala sistema de abastecimento de água em mais uma comunidade da Reserva Mamirauá

Publicado em: 24 de novembro de 2012

 

23/11/2012 - O Programa Qualidade de Vida do Instituto Mamirauá instalou, na última semana, mais um Sistema de Abastecimento de Água, na comunidade São Raimundo do Jarauá, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Com esta nova instalação, o número de beneficiados com a instalação do sistema passa de 800 pessoas. Até o final deste ano, mais uma comunidade receberá o sistema, totalizando mais de mil pessoas beneficiadas. 
 
Legenda: Até o início de novembro, as adolescentes (imagem acima) tinham que caminhar 80 metros até a beira do rio para lavar roupa.
 
Painéis fotovoltaicos são colocados sobre o rio em balsas flutuantes, bombeando a água para um reservatório elevado. O reservatório é conectado a um filtro de areia, para pré-tratamento da água e remoção de sólidos grosseiros. Após a filtragem, a água é distribuída por gravidade para a comunidade, com um ponto de fornecimento de água em cada domicílio. 
 
Segundo Otacílio Brito, técnico do programa, dois membros da comunidade São Raimundo do Jarauá, assim como nos outros sistemas, ficaram responsáveis pela manutenção dos equipamentos. "A comunidade atua de forma ativa em todo o processo de gestão do sistema, na instalação e nos cuidados. Sem a participação deles na gestão, dificilmente a gente teria sucesso nessa tecnologia", afirmou. 
 
De acordo com Marcos Cardoso, líder da comunidade, a instalação vai gerar qualidade de vida para os moradores: "agora cada casa possui sua torneira. Não precisaremos mais caminhar para coletar água na seca, cuja distância era de 80 metros, com um desnível de 15. Essa melhoria vai gerar segurança também, já que nossa comunidade tem muito jacaré e não precisaremos mais ficar na beira do rio para fazer nossas atividades domésticas". 
 
Há diversas melhorias sociais com a instalação do sistema, conforme explicou Otacílio: "as melhorias sociais incluem a redução de doenças transmitidas pela água, redução do stress na família com a coleta de água e acidentes de mortes de crianças que vão tomar banho na beira do rio. Mas o mais importante é que as pessoas se sentem valorizadas, pois consideram que ter água encanada em suas residências é uma modernidade". 
 
Desde 1999, o Instituto Mamirauá tem sido pioneiro na busca de soluções para o abastecimento de água em comunidades da várzea. Entre 2010 e 2012, cerca de 400 mil reais foram investidos com a instalação de sistemas. Cada sistema custa, em média, cerca de 30 mil reais, e doze comunidades já receberam o benefício. 
 
Texto: Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: