Instituto Mamirauá é finalista do Desafio de Impacto Social Google | Brasil

Publicado em: 29 de abril de 2014

O Instituto Mamirauá é finalista do Desafio de Impacto Social Google | Brasil com o projeto "Gelo Solar: tecnologia para conservação de alimentos em comunidades isoladas da Amazônia". Caso seja vencedor, o Instituto Mamirauá e o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo vão utilizar uma máquina de gelo solar inovadora, que não utiliza baterias, para resolver o problema da conservação de alimentos e comercialização do pescado em comunidades isoladas na Amazônia. 
 
Cerca de 1 milhão de famílias vivem com um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano do país (entre 0,418 e 0,599) em comunidades isoladas na região amazônica. A melhoria da qualidade de vida esbarra na falta de energia elétrica para conservar alimentos para consumo. No caso de pescado, eles poderiam ser vendidos nos centros urbanos. Os mais próximos são distantes 18 horas de viagem por via fluvial. O resultado é um processo oneroso em tempo e em recurso financeiro, sendo altamente ineficiente e ambientalmente desfavorável, uma vez que a produção de gelo na maior parte da Amazônia é proveniente da geração termoelétrica a diesel. 
 
Ao produzir gelo com energia solar localmente, as populações tradicionais poderão conservar seus produtos a um custo reduzido e transportá-los para os centros consumidores em melhor estado de conservação, agregando valor aos seus produtos e aumentando a receita familiar. O projeto propõe instalar um sistema fotovoltaico inovador que capta a energia solar para produzir gelo em comunidades estratégicas, que receberão treinamento para usar e manter o sistema, e capacitar representantes de centenas de outras comunidades a adotarem a nova tecnologia.
 
Em dois anos, a proposta ajudará a aumentar em 12% a renda de mais de 100 famílias (800 pessoas) e promoverá a capacitação para que a inovação se espalhe pelas outras 250 comunidades (cerca de 10.000 pessoas) das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã. As quatro melhores propostas irão receber um Global Impact Award no valor de R$1 milhão e o Google irá ajudar a transformar o projeto em realidade. O Google recebeu 750 inscrições. Um dos projetos será escolhido por meio de votação popular. O período de votação do público dura de 29 de abril até o dia 8 de maio de 2014. Vote no Instituto Mamirauá em www.mamiraua.org.br/google
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: