Instituto Mamirauá desenvolve pesquisa sobre gerenciamento dos resíduos sólidos em Tefé

Publicado em:  2 de outubro de 2013

Como funciona o gerenciamento de resíduos sólidos no município de Tefé? Para responder essa pergunta, a estudante Joselma Palmeira, da Escola Estadual Deputado Armando de Sousa Mendes, desenvolve um projeto de pesquisa cujo foco principal é o entendimento deste processo. O projeto é orientado por João Paulo Borges Pedro, membro do Grupo de Pesquisa em Inovação, Desenvolvimento e Adaptação de Tecnologias Sustentáveis do Instituto Mamirauá.

O objetivo é analisar os aspectos envolvidos no gerenciamento de resíduos sólidos da cidade de Tefé, descrever os métodos empregados em cada uma das etapas de gerenciamento e caracterizar a infraestrutura responsável pelo recebimento de resíduos sólidos de Tefé. Até o momento, o trabalho analisou documentos referentes aos resíduos sólidos, classificações, normas e legislações para que se possa entender sobre gestão adequada dos resíduos sólidos.

Joselma entrevistou o Diretor de Transportes da Secretária Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Régio Souza, responsável pela coleta dos resíduos na cidade de Tefé. Segundo o entrevistado, a Prefeitura não segue nenhum protocolo documental para o Gerenciamento dos Resíduos Sólidos. De acordo com o responsável, o gerenciamento dos Resíduos Sólidos da cidade de Tefé é feita em dois níveis, sendo o primeiro na cidade, e o segundo nos flutuantes.

A coleta nos flutuantes é feita por um barco que passa todos os dias nas residências e comércios flutuantes. Na cidade é feita por um caminhão coletor. Após a coleta, os resíduos sólidos são transportados para o aterro controlado. Para realizar essa coleta são utilizados barcos, caçambas e coletores. O resíduo coletado é disposto no aterro. São feitas grandes células (covas) e os resíduos são dispostos nestes buracos, compactados por máquinas e enterrados logo em seguida. Os resíduos são dispostos em células separadas de acordo com dois tipos: doméstico e hospitalar.

Conclusões parciais

A ausência de um sistema de coleta seletiva na cidade gera acúmulo de resíduos sólidos recicláveis no local de aterro. Além de causar impacto ambiental, estes resíduos deixam de gerar renda, pois poderiam ser processados e vendidos por cooperativas. Segundo João Paulo, orientador da pesquisa, a ideia principal do trabalho é fazer uma análise sobre a gestão dos resíduos sólidos na cidade de Tefé, avaliar o que a gestão do município tem feito sobre o gerenciamento dos resíduos que são gerados na cidade, tanto o resíduo doméstico quanto o comercial.

Texto: Francisco Rocha.

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: