Instituto Mamirauá convida Manaus ao diálogo sobre educação ambiental na Amazônia

Publicado em: 29 de setembro de 2017

"Diálogos em Educação Ambiental Comunitária" acontecerá nos próximos dias 9 a 11 de outubro. Encontro vai ser no Les Artistes Café Teatro, centro da cidade

Guardião de uma das parcelas mais bem conservadas da Amazônia Brasileira, o estado do Amazonas é reconhecido pela impressionante biodiversidade. Para cuidar desse legado, precisamos falar sobre (e fazer) educação ambiental. Um dos focos do Instituto Mamirauá, há mais de 20 anos, esse é o tema de "Diálogos em Educação Ambiental Comunitária", que acontece em Manaus, nos dias 9 a 11 de outubro. O evento gratuito será no espaço Les Artistes Café Teatro, localizado no centro da cidade.

Programação

"Diálogos em Educação Ambiental Comunitária" levará à Manaus uma exposição de fotos que contam as mais de duas décadas de trajetória do Instituto Mamirauá em educação ambiental. Também vão estar expostos jogos didáticos (jogos de tabuleiros, quebras-cabeça, trilhas, jogos da memória, aplicativos) para interação com o público, e   publicações socioambientais. Um dos destaques é o recém-lançado livro "Protagonistas: relatos de conservação do Oeste da Amazônia" (acesse aqui a versão digital). A exposição estará aberta durante todos os dias do evento, de 9h às 12h e de 14h às 18h.

Nos dias 9, 10 e 11 de outubro, rodas de conversa vão criar um espaço de debate de temas como a educação ambiental quanto às polí­ticas ambientais para a Amazônia, a sensibilização e o envolvimento comunitário, o manejo participativo dos recursos naturais e o cenário das escolas rurais na região. "Para falar da situação do ensino rural, dois professores que trabalham em comunidades ribeirinhas na Amazônia vão participar do evento", conta a educadora ambiental do Instituto Mamirauá, Eliane Neves. "Eles vão falar com a experiência própria, sobre as dificuldades e desafios enfrentados".

As vagas para participar das rodas de conversa foram todas preenchidas. Em caso de desistências, está sendo montada uma lista de espera para cada uma das rodas de conversa. Os interessados em participar da lista de espera devem enviar um e-mail para dialogos@mamiraua.org.br.

Educação ambiental para a Amazônia

"Diálogos", como o nome sugere, é um convite à população manauara a conversar e conhecer mais o que é educação ambiental, como ela é, e como pode ser feita na Amazônia, além das salas de aula. "Pouco tem se debatido sobre a efetividade da educação ambiental em unidades de conservação, prefeituras municipais, sindicatos, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, entre outros", observam os organizadores do encontro.

Com uma longa tradição no trabalho de educação ambiental em comunidades rurais da Amazônia, o Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), tem experiência para falar do assunto. Desde a criação, na cidade amazonense de Tefé, o Instituto age em parceria com esses povos, incentivando saberes tradicionais e compartilhando informações com eles para conservar a natureza.

O Instituto Mamirauá mantém uma relação contínua com produtores rurais, artesãos, extrativistas, adultos, jovens e crianças, construindo projetos para valorizar a diversidade florestal da Amazônia. Desde 2013, realiza nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, o projeto "Mamirauá: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação". Uma das ações do projeto são os "Cantinhos da Ciência", viveiros educativos que integram as comunidades no aprendizado e cuidado com espécies vegetais madeireiras, frutíferas e medicinais.

"Com o encontro ‘Diálogos em Educação Ambiental Comunitária’, nos colocamos o desafio de dividir esta experiência", afirmam os membros da equipe de Educação Ambiental do Instituto Mamirauá.

Diálogos

"Diálogos em Educação Ambiental Comunitária" é uma realização do Instituto Mamirauá e conta com financiamento do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES). Para mais informações sobre o evento, acesse http://www.mamiraua.org.br/dialogos.

Diálogos em Educação Ambiental Comunitária

- exposição e rodas de conversa sobre educação ambiental -

Quando: 9, 10 e 11 de outubro de 2017

Onde: Les Artistes Café Teatro (Av. Sete de Setembro, 377 - Centro, Manaus)

Entrada: Gratuita

Inscrições: para as rodas de conversa foram encerradas. Interessados em fazer parte de uma lista de espera, devem mandar e-mail para dialogos@mamiraua.org.br

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: