Instituto Mamirauá apresenta projeto de máquina de gelo na SBPC

Publicado em:  8 de julho de 2016

                Desenvolver uma tecnologia capaz de congelar água e transformar em gelo em comunidades sem acesso à energia na Amazônia. Esse foi o projeto apresentado pelo Instituto Mamirauá ontem, dia 08, na ExpoT&C, durante a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Porto Seguro (BA). A palestra foi realizada por Felipe Pires, técnico em tecnologias sociais do Instituto Mamirauá.

                Segundo Felipe, comunidades dispersas geograficamente e distantes de centros urbanos, alto custo de combustíveis fósseis, a dinâmica das águas dos rios e a alta concentração de sólidos e matéria orgânica nos cursos d’água, estão entre os desafios para solucionar o problema da falta de acesso à energia e água portável nessas localidades. "Máquinas que produzem gelo a partir de energia solar e sem uso de baterias são uma solução para a Amazônia", afirmou o técnico.

                A primeira tecnologia apresentada foi o projeto "Gelo Solar", desenvolvido pelo Instituto Mamirauá e a Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa foi contemplada por sua importância e relevância social, com uma premiação do Desafio de Impacto Social Google | Brasil de 2014. São quatro máquinas refrigeradoras, ligadas a um sistema solar fotovoltaico para a geração de energia, que leva à produção de pedras de gelo. O diferencial é que a tecnologia não possui baterias, o que a torna mais acessível financeiramente e menos impactante ambientalmente.

                Durante a apresentação, o técnico falou das próximas fases do projeto: levar a tecnologia para mais comunidades ribeirinhas da Amazônia, instalando a máquina em mais comunidades. Além disso, desenvolver o aprimoramento tecnológico, aumentando a eficiência e diminuindo o custo da tecnologia.

 

Conheça a tecnologia acessando o vídeo produzido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
 

 

Edição: Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: