Instituto Mamirauá abre inscrições para cursos na área de energia solar e comunicação

Publicado em:  4 de agosto de 2015

Estão abertas as inscrições para a próxima etapa de cursos do projeto "Energia Solar nas Ondas do Rádio", patrocinado pela Petrobras e realizado pelo Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa ocorre em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Os candidatos devem ter entre 18 e 29 anos, ensino médio completo e residir no município de Tefé (AM). As inscrições devem ser feitas diretamente no Cetam e terminam nesta sexta-feira, dia 07 de agosto. 
 
As aulas da nova turma terão início no dia 17 de agosto e terminam no dia 04 de setembro, na sede do Instituto Mamirauá. O primeiro curso "Sistema de energia solar fotovoltaica" terá duração de 60 horas. Em seguida, será o curso "Sistema de radiodifusão comunitária", de 30 horas. E, para finalizar esta segunda etapa, será ministrado o curso "Programação e produção de conteúdos para radiodifusão comunitária", de 20 horas, totalizando as 110 horas propostas pelo projeto. 
 
Primeira turma finalizada
No dia 31 de julho, terminaram as aulas da primeira turma do projeto. Os 19 alunos que concluíram, participaram de aulas teóricas e práticas, ministradas pelos professores com acompanhamento e colaboração da equipe do Instituto Mamirauá. Dia 30 de julho, os alunos tiveram a oportunidade de fazer uma visita técnica na "Rádio Mel FM", no município de Tefé (AM). A visita fez parte do último curso, no qual aprenderam a criar conteúdo para a veiculação em rádios comunitárias. 
 
A visita aconteceu pela parte da manhã e os estudantes conheceram as estruturas da rádio e participaram de um programa ao vivo. Foram recebidos pelo diretor da Rádio Mel FM, Marcelo Souza, que conduziu os alunos. Durante a visita, aprenderam como funciona o cotidiano de uma rádio e todos os passos: a edição, as vinhetas, a veiculação de músicas e as notícias transmitidas. Além disso, puderam conhecer o estúdio de tevê que está sendo montado, para um programa local de entrevistas.

O técnico em comunicação popular do Instituto Mamirauá, Marco Lopes, e a jornalista que ministra o curso, Vanessa Zogahib, acompanharam os alunos durante a atividade. "Lá, eles viram a complexidade da emissora, os processos de funcionamento, equipamentos e funções como a do locutor, que tem a responsabilidade de transmitir informações para os ouvintes", afirmou Marco. 

No curso, os alunos estão aprendendo de forma participativa e prática os métodos e técnicas da comunicação, conforme explicou a professora Vanessa: "Inicialmente, estou apresentando alguns elementos da comunicação, por exemplo, a questão do roteiro, partes de locução, identificação de notícia. E, depois, aplico aulas dinâmicas que mostrem que as linguagens podem ser verbal ou não verbal", ressaltou. 

O aluno Marinaldo da Silva Lima destacou as aulas em que fizeram improvisações para simular um programa de rádio. "O conteúdo é muito importante, pois quero deixar essa timidez de lado, aprendendo como me expressar e também algumas técnicas de improviso" afirmou. O projeto "Energia Solar nas Ondas do Rádio" propõe apresentar uma nova perspectiva em termos do acesso à energia para a região, envolvendo os jovens, de forma que contribuam na busca por alternativas viáveis para o atendimento de possíveis demandas locais. Texto: Aline Fidelix
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: