Instituto Mamirauá abre inscrições para curso em manejo participativo de pirarucu

Publicado em: 12 de Janeiro de 2017

O Instituto Mamirauá oferece 25 vagas para o curso "Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros com foco no Manejo Participativo de Pirarucu (Arapaima gigas) em ambientes de várzea". A formação acontece em Tefé, no estado do Amazonas, e é indicada para profissionais ligados à implementação do manejo dos recursos pesqueiros em áreas protegidas da Amazônia. As inscrições vão de 16 de janeiro a 1º de março.

Com 17 anos de história na aplicação de sistemas de manejo dos recursos naturais, junto às populações ribeirinhas, o Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), realiza o curso para preparar multiplicadores. Pessoas que possam promover a conservação do pirarucu em outras áreas da Amazônia.

O curso vai contar com uma equipe de instrutores e palestrantes, profissionais atuantes na área de manejo dos recursos naturais com ampla experiência na gestão do manejo participativo do pirarucu. No conteúdo, bases antropológicas e sociológicas sobre o modo de vida das populações, fundamentos da biologia e ecologia do pirarucu e a importância da várzea para a produtividade pesqueira, o desenvolvimento do método de contagem de pirarucu e suas implicações para o manejo, entre outros temas.

As atividades acontecerão na sede do instituto, em Tefé, e na Reserva Mamirauá, entre os dias 18 e 28 de abril de 2017.

Para se inscrever, os interessados devem enviar um e-mail para o endereço pesca@mamiraua.org.br com os seguintes documentos: carta de intenção solicitando a inscrição e descrevendo suas atuais atividades ou aquelas relacionadas com o curso em questão; declaração de um dos dirigentes de sua organização de origem concordando com sua participação e atestando a autorização para seu afastamento pelo período do curso; cópias escaneadas de seus documentos pessoais (RG e CPF); Curriculum Vitae resumido, onde conste também nº de telefone comercial, residencial ou celular, para contato; e declaração de que pode custear a sua participação no curso.

Os 25 participantes selecionados terão os seguintes custos cobertos: materiais didáticos, alojamento e alimentação nos dias do curso e translado até o local do curso, dentro da cidade de Tefé e na Reserva Mamirauá. Os custos de transporte dos participantes de seu local de origem até Tefé (ida e volta) deverão ser custeados por suas instituições ou pelo próprio candidato.

O curso "Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros com foco no Manejo Participativo de Pirarucu (Arapaima gigas) em ambientes de várzea" é financiado pela Fundação Moore. Confira aqui o edital do curso na íntegra: EDITAL MULTIPLICADORES PMP-2017

Edição: João Cunha

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: