Instituto Mamirauá abre inscrições para curso de turismo de base comunitária

Publicado em:  8 de fevereiro de 2013

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá está com inscrições abertas para o "Curso de multiplicadores de turismo de base comunitária". O objetivo desta terceira edição é formar multiplicadores para o manejo do recurso cênico de ambientes naturais, por meio da atividade de turismo de base comunitária com foco na conservação. As inscrições vão até o dia 25 de fevereiro de 2013 e interessados poderão efetivar seu interesse, enviando um e-mail para multiplicadores.ptbc@mamiraua.org.br, atendendo aos requisitos do edital, bem como preenchendo a ficha de inscrição

O curso acontecerá no período de 09 a 13 de abril, em Tefé (AM), e é voltado para grupos e instituições que têm a atividade de turismo de base comunitária em desenvolvimento ou em vias de implantação. Os participantes poderão conhecer a Pousada Flutuante Uacari, uma iniciativa de turismo de base comunitária, localizada no interior das Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. O Instituto Mamirauá apoia a gestão do empreendimento, cuja preocupação central é trabalhar a autonomia das comunidades na gestão da atividade, gerando emprego e renda, fortalecendo a governança local e contribuindo para a conservação dos recursos naturais. 
 
Segundo Fernanda Sá, coordenadora do Programa de Turismo de Base Comunitária do Instituto Mamirauá, a iniciativa visa multiplicar ações de manejo sustentável do recurso cênico para outros locais que desenvolvem o conceito de conservação da biodiversidade de modo participativo. "A melhor estratégia a ser adotada é a formação de multiplicadores, treinando pessoas que possam captar os principais aspectos das experiências apoiadas por nós e aplicá-los em seus respectivos locais de origem. Tais multiplicadores poderão exercer grande influência na conservação de áreas naturais e na sustentabilidade da atividade de turismo de base comunitária dentro ou fora de unidades de conservação", completou.
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: