Instituto Mamirauá estreia animação sobre agentes ambientais voluntários na 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

Publicado em: 23 de outubro de 2021

Amanhã, dia 24 de outubro, o Instituto Mamirauá participa da 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), cuja edição deste ano acontece sob o tema “A transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o planeta”. O evento virtual é exibido nos canais de comunicação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), e contará com a apresentação de três atividades do Instituto durante o dia, que serão veiculadas às 10h, 14h e 16h (horário de Brasília). Na ocasião será exibida de forma inédita, a animação sobre o trabalho dos agentes ambientais voluntários (AAVs) na Amazônia Central. 

A programação do primeiro horário deste domingo, às 10h (Brasília), conta com uma apresentação institucional do Diretor Geral João Valsecchi do Amaral, detalhando as atividades desenvolvidas pelo Instituto Mamirauá, resultados e expectativas para o futuro da instituição. 

Já às 14h, haverá a palestra “Sistema de Proteção Ambiental de Base Comunitária apoiado pelo Instituto Mamirauá em áreas protegidas da Amazônia” com o pesquisador Caetano Franco, que integra Grupo de Pesquisa em Análise Geoespacial, Ambiente e Território Amazônico. A palestra consiste em apresentar a experiência do sistema de proteção ambiental de base comunitária apoiado pelo Instituto Mamirauá em áreas protegidas da Amazônia, a partir de uma perspectiva histórica e legal; avaliação espaço-temporal da expansão social e territorial do sistema nos últimos 25 anos; considerações sobre as contribuições da atuação desse sistema para a gestão das áreas protegidas; e reflexões gerais sobre a implementação e evolução dessa atividade. A apresentação contempla ainda uma entrevista com Paulo Roberto e Souza (Analista de Pesquisa e Desenvolvimento do Programa de Gestão Comunitária); e a exibição inédita da animação referente à atuação dos AAVs. 

Na sequência, às 16h de Brasília e, encerrando a participação da instituição na SNCT, haverá a exibição da palestra “O modelo de Manejo Florestal Comunitário implementado pelo Instituto Mamirauá”, ministrada por Claudio Roberto Anholetto Junior, Coordenador do Programa de Manejo Florestal Comunitário. O coordenador irá apresentar a experiência de implementação de manejo florestal comunitário sustentável nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, desenvolvido de maneira participativa e adaptado as condições ambientais, culturais e socioeconômicas dos locais. Também irá detalhar sobre as atividades do Programa de Manejo Florestal Comunitário, o impacto sobre a organização comunitária, geração de renda e conservação das florestas em áreas protegidas. Participam ainda desta atividade, o técnico de Manejo Florestal do Programa Humberto Pessoal Batalha, e Emanuelle Raiol Pinto, Analista de Pesquisa e Desenvolvimento do Programa. 

Para assistir a SNCT, você pode acessar o canal do YouTube do MCTI, através do link a seguir: https://www.youtube.com/mcti  

A SNCT 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída pelo Decreto Presidencial de 9 de junho de 2004, e é realizada anualmente durante o mês de outubro, sob coordenação do MCTI. O evento conta com a colaboração e participação das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Secretarias de Ciência e Tecnologia, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. 

A Semana tem como proposta mostrar a importância da ciência e da tecnologia na vida de todos e para o desenvolvimento do país, oferecendo também uma oportunidade para a população brasileira conhecer e discutir os resultados, a relevância e os impactos da pesquisa científico-tecnológica, principalmente daquelas realizadas no Brasil, e suas aplicações. 

Instituto Mamirauá 

O Instituto Mamirauá é uma Organização Social fomentada e supervisionada pelo MCTI. Desde o início, o Instituto Mamirauá desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo de recursos naturais e desenvolvimento social, principalmente na região do Médio Solimões, estado do Amazonas. 

Os objetivos do Instituto Mamirauá incluem a aplicação da ação de ciência, tecnologia e inovação na adoção de estratégias e polí­ticas públicas de conservação e uso sustentável da biodiversidade da Amazônia. Também abrangem a construção e a consolidação de modelos para o desenvolvimento econômico e social de pequenas comunidades ribeirinhas por meio do desenvolvimento de tecnologias socialmente e ambientalmente adequadas. 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: