Instituto Mamirauá abre inscrições para capacitação de lideranças femininas em agricultura agroecológica

Publicado em: 31 de março de 2022

Curso será oferecido no período de maio a julho deste ano, e contará com atividades na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé, no Amazonas, e com atividades de campo que serão realizadas em Tefé e região. Saiba como se inscrever! 

Estão abertas as inscrições para curso modular que pretende capacitar lideranças femininas locais e regionais, com o objetivo de promover às participantes o acesso à informação para um manejo sustentável na agricultura familiar. As inscrições serão encerradas no próximo dia 7 de abril, e o curso terá início no dia 2 de maio com formação no mês de julho. 

O curso integra o projeto “Fortalecimento da Bioeconomia por meio da estruturação das cadeias produtivas e de valor da agricultura familiar e das suas redes de agroecologia no Amazonas”, executado pelo Programa de Manejo de Agroecossistemas (PMA) do Instituto Mamirauá, e será oferecido pelo Centro Vocacional Tecnológico (CVT) "Tecnologias Sociais da Várzea Amazônia", que capacita desde 2013 jovens gestores das instituições que realizam manejo sustentável na região do Médio Solimões e calhas. 

O curso será modular, com atividades previstas na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé, com práticas de campo que serão realizadas em Tefé e região. Os módulos do curso incluem:  teoria e prática de “Produção Agroecológica e Orgânica"; oficinas de “Organização Financeira na agricultura familiar” e de “Comercialização e Políticas Públicas para agricultura familiar”. 

O público-alvo do curso são mulheres, especialmente mulheres ribeirinhas, indígenas, agricultoras, extrativistas e moradoras locais que tenham interesse em desenvolver atividades relacionadas a agricultura agroecológica, e interesse em promover a geração de renda em suas áreas de moradia e/ou organizações. 

Expertise 

A experiência do CVT em capacitação de lideranças jovens, possibilita que, ao final dos cursos, os alunos já formados retornem para suas comunidades, organizações e associações com conhecimento e articulação em ações de conservação, manejo e melhoria da qualidade de vida de seus pares e de si próprios. 

Cada módulo será ministrado por professores, técnicos e/ou agricultores com ampla experiência teórica e prática nos temas selecionados. A ideia é que as participantes também compartilhem e troquem conhecimento e experiências sobre a realidade dos locais que vivem, para que ao final do curso atuem como agentes multiplicadoras.  

Serão selecionadas 25 mulheres, moradoras de Tefé, Alvarães ou Uarini, sendo que 50% desse público devem ter entre 16 e 29 anos de idade, e o restante das vagas poderão ser preenchidas por mulheres com a idade acima de 30 anos. Duas vagas serão destinadas a jovens mulheres, em situação de vulnerabilidade, participantes de projeto social de geração de renda e qualidade de vida através da agricultura urbana. 

Projeto e financiamento 

As atividades previstas neste curso, implementadas pelo Instituto Mamirauá, serão realizadas com apoio do projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor, desenvolvido no âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, com apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. 

O projeto “Fortalecimento da Bioeconomia por meio da estruturação das cadeias produtivas e de valor da agricultura familiar e das suas redes de agroecologia no Amazonas” está sendo executado pelo Programa de Manejo de Agroecossistemas (PMA). Nos últimos dez anos o PMA vem atuando para promover e estimular a sustentabilidade dos agroecossistemas através do manejo agroecológico, bem como a ampliação/conservação da agrobiodiversidade através do manejo participativo de recursos naturais, para a geração de renda e o aumento da qualidade de vida das populações que habitam as áreas de atuação. 

O projeto tem por objetivo promover e melhorar a gestão participativa dos recursos naturais e das suas cadeias produtivas associadas como meio de desenvolvimento econômico sustentável, bem como fortalecer a bioeconomia por meio da estruturação das cadeias produtivas e de valor da agricultura familiar. 

Pré-requisitos 

Entre os critérios exigidos para participação do curso, estão: ser do gênero feminino; ter sido imunizada com todas as doses contra Covid-19, incluindo a dose reforço; ser moradora dos territórios de abrangência dos municípios de Tefé, Alvarães e Uarini; ser participante em ações de organizações de produção rural – agroextrativista; ser indicada pela comunidade e/ou organização que faz parte; ter 16 anos ou mais na efetivação da matrícula; saber ler e escrever; ter disponibilidade para permanecer em Tefé durante as atividades didáticas do curso; ter liberdade de viajar para atividades didáticas e de acompanhamento técnico orientadas pelos professores e técnicos do curso; ter compromisso de retornar para a sua comunidade e/ou organização para repassar o conhecimento adquirido durante os módulos do curso, compartilhando e ensinando para outras pessoas o que foi ensinado; estar disposto a cumprir regras institucionais e apoiar nas ações educacionais propostas, e ter perfil comunitário e responsável. 

Como se inscrever 

Todas as orientações para inscrição estão dispostas no edital de seleção para o CVT, que está disponível ao clicar aqui.

A candidata deverá entregar os documentos listados no edital até o dia 07/04/2022 na portaria do Instituto Mamirauá, com a inscrição “CVT 2022”, e deve ter disponibilidade para se dedicar ao curso em tempo integral.  

As participantes selecionadas receberão apoio para alimentação e para o transporte/deslocamento durante o curso e atividades de campo. Para as participantes que não tenham residência em Tefé, será disponibilizado o apoio para hospedagem. 

Prazos: 

Entrega de documentação: até 07 de abril de 2022  

Divulgação das pré-selecionadas para entrevista: 11 de abril de 2022 

Seleção (entrevistas): 13 a 20 de abril de 2022

Divulgação das selecionadas para a turma: 25 de abril de 2022 

Início das atividades didáticas: 02 de maio de 2022 

Informações: pma@mamiraua.org.br 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: