Instituto Mamirauá abre edital para selecionar interessados em participar do curso de multiplicadores em manejo de pesca
Publicado em: 12 de fevereiro de 2022
Inscrições estão abertas, e serão encerradas no próximo dia 27 de março. O curso de multiplicadores tem como foco o pirarucu, e terá início no dia 18 de abril deste ano
Estão abertas as inscrições para o curso em “Gestão Compartilhada de Recursos Pesqueiros com foco no Manejo Participativo de Pirarucus”. O curso irá acontecer no período de 18 a 28 de abril de 2022, na cidade de Tefé (AM) e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM), e terá um máximo de 20 alunos.
A formação tem como objetivo oferecer de forma estratégica aos seus participantes, ferramentas capazes de viabilizar a implementação do manejo participativo de pirarucu em ambientes de várzea da Amazônia. O público-alvo são analistas ambientais, gestores governamentais, técnicos de ONGs (Organizações não governamentais), de organizações locais e de prefeituras municipais, com formação de nível superior ou nível médio.
Pesquisadores, técnicos e pescadores com ampla experiência no manejo de recursos naturais e na gestão do manejo participativo do pirarucu na várzea amazônica, compõem a equipe de professores do curso de multiplicadores em manejo de pesca, ofertando aos participantes um conteúdo diverso, que irá abordar assuntos como a metodologia de contagem do pirarucu e suas implicações para o manejo (com aula prática de contagem no lago); fundamentos da biologia e ecologia do pirarucu, e a importância da várzea para a produtividade pesqueira; bases antropológicas e sociológicas sobre o modo de vida das populações; descrição do processo de implementação do Manejo Participativo de Pirarucu nas Reservas Mamirauá e Amanã; etapas do processo de manejo e os critérios de avaliação, bem como outros temas.
Como se inscrever
Todas as orientações para inscrição estão dispostas no edital de seleção para o curso, que está disponível ao clicar aqui.
O candidato deverá enviar uma série de documentos, e deve ter disponibilidade para se dedicar ao curso em tempo integral. Os custos dos materiais didáticos, alojamento e alimentação nos dias do curso, bem como o descolamento até o local do curso (dentro da cidade de Tefé e na Reserva Mamirauá), serão custeados pelo programa. Os custos de transporte dos participantes de seu local de origem até Tefé (ida e volta), deverão ser custeados por suas instituições, ou pelo próprio candidato, a título de contrapartida.
Experiência
O Instituto Mamirauá acumula uma experiência de 22 anos na aplicação de sistemas de manejo dos recursos naturais juntos às populações ribeirinhas da Amazônia. A ideia do curso é compartilhar o conhecimento e experiência adquirido ao longo desses anos pela instituição através da promoção do curso de multiplicadores, para que os participantes possam se tornar agentes de disseminação da conservação do pirarucu em outras áreas da Amazônia, por meio do manejo participativo.
O Programa de Manejo de Pesca (PMP) do Instituto Mamirauá é responsável pela realização do curso, e está inserido na Diretoria de Manejo e Desenvolvimento (DMD). O PMP iniciou suas atividades em 1997 e, dentre as suas frentes de atuação, consta a assessoria técnica às comunidades ribeirinhas das Reservas Mamirauá e Amanã, e cidades do entorno (Tefé, Alvarães, Maraã e Fonte Boa), visando promover a pesca responsável e o adequado manejo das populações ícticas, prezando pela biodiversidade.
O manejo participativo de pirarucu, assessorado pelo PMP, é reconhecido como uma experiência de sucesso em gestão compartilhada de um recurso de importância cultural e econômica para a região. Isso porque, ao longo de 22 anos, a iniciativa tem promovido tanto a conservação da espécie, quanto um acréscimo na renda das famílias ribeirinhas envolvidas na atividade.
Financiamento
A ação é financiada pelo Programa Tecnologias Sociais Sustentáveis para a Amazônia – Agenda 2030, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), através do projeto do Instituto Mamirauá “Tecnologias Sociais Sustentáveis na Amazônia Central: Manejo de Recursos Naturais e Desenvolvimento Regional”.
O Programa está sendo desenvolvido em conjunto entre o Instituto Mamirauá, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
Prazos:
Inscrição: 12 de fevereiro a 27 de março de 2022
Resultado da seleção: 30 de março de 2022
Contato com os selecionados: 31 de março de 2022
Início do curso: 18 de abril de 2022
Informações: pesca@mamiraua.org.br
Últimas Notícias
Comentários
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo da Fauna
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico