Inscrições abertas para o Curso de Multiplicadores em Turismo de Base Comunitária na Amazônia

Publicado em: 19 de Janeiro de 2023

A formação é focada no empreendedorismo e na conservação ambiental e os interessados podem se inscrever até 17 de fevereiro

Quer saber mais sobre a experiência de gerir uma pousada flutuante no coração da Amazônia? Aproveite para participar do "Curso de Multiplicadores: Planejamento e Gestão em Turismo de Base Comunitária", que está com inscrições abertas até o dia 17 de fevereiro de 2023. Neste curso será compartilhado a experiência do Instituto de Mamirauá na gestão da Pousada Uacari, uma estrutura de bangalôs e suítes que oferecem passeios pelos rios e pela floresta, além do contato direto com comunidades locais.

As aulas acontecerão entre 27 de março a 1º de abril, presencialmente no município de Tefé, que fica a cerca de 600 km de Manaus, e na sede da Pousada Uacari, localizada dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. O empreendimento é uma das referências brasileiras em hotéis de selva e já gerou mais de R$4 milhões em benefícios diretos para as comunidades envolvidas na gestão.

Os participantes irão aprender sobre a comercialização, gestão e governança, promoção e monitoramento de impactos socioeconômicos e ambientais. O principal objetivo do curso é formar multiplicadores para a gestão e o manejo de recursos cênicos, ou seja, paisagens de ambientes naturais por meio da atividade de turismo de base comunitária com foco na conservação da área.

A oportunidade é voltada para técnicos de grupos e instituições que trabalham com atividades de turismo de base comunitária já em andamento ou em vias de implantação.



Crédito da foto: Francisco Rocha

Pousada Uacari

Há mais de 20 anos o Programa de Turismo de Base Comunitária, do Instituto Mamirauá, assessora comunitários no gerenciamento da Pousada Uacari, empreendimento criado para promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades envolvidas e a conservação da biodiversidade amazônica através da atividade turística.

Em 2018, a pousada foi finalista do prêmio "Tourism for Tomorrow", um dos maiores títulos internacionais da área. O empreendimento já gerou mais de R$3,5 milhões e beneficiou cerca de 750 pessoas.

Inscrições

Os interessados devem se candidatar até o dia 17 de fevereiro. A divulgação dos selecionados será no dia 25 de fevereiro. Serão disponibilizadas 15 vagas para o curso. As instruções estão especificadas no edital, que pode ser acessado ao clicar aqui. A ficha de inscrição pode ser baixada através deste link.

Texto: Stéffane Azevedo

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: