IDSM e parceiros realizam feira agroecológica com agricultoras amazônicas
Publicado em: 1 de setembro de 2022
Evento irá reunir 30 expositoras de diversas comunidades com produtos típicos das culturas agrícolas da região do Médio Solimões
A Praça das Mangueiras, região central de Tefé, às margens do lago que circunda a cidade, receberá de 3 a 4 de setembro, a “Feira das lideranças femininas da Agricultura familiar e Agroecológica”. Organizado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) e pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), o evento reunirá cerca de 30 agriculturas representantes de comunidades locais e também de Alvarães e Uarini (AM).
As participantes foram indicadas pelas associações da região como APAFE, APIAM, COOINE e Clube de Mães da Missão e fazem parte de um grupo que passou por um processo de formação realizado pelo instituto. O Programa de Manejo de Agroecossistemas (PMA), por meio do projeto “Fortalecimento da Bioeconomia por meio da estruturação das cadeias produtivas e de valor da agricultura familiar e das suas redes de agroecologia no Amazonas”, capacitou lideranças regionais e locais femininas, em especial mulheres ribeirinhas, indígenas, agricultoras, extrativistas e moradoras locais com interesse em desenvolver atividades relacionadas à agricultura agroecológica e promover a geração de renda em suas áreas de moradia e também organizações.
O curso ocorreu em quatro módulos onde foram tratados temas relacionados à teoria e prática da agricultura agroecológica e orgânica, educação financeira e políticas públicas para a agricultura familiar. Na ocasião, as agricultoras puderam colocar a mão na massa e fazer atividades práticas como composteiras e outras técnicas próprias da agroecologia.
As participantes tiveram a oportunidade de fazerem trocas e intercâmbio de conhecimento em duas saídas de campo com outras agricultoras e ainda reforçarem a importância de várias das práticas que já aplicavam no cultivo dos alimentos. Agora com a feira vão poder expor o resultado do seu trabalho à população da cidade de Tefé.
Frutas regionais, macaxeira, cará, goma, tucupi, mel, abacaxi, banana, farinha, castanhas, produtos do cacau, polpa de frutas, pimentas, peças de artesanato entre outros serão alguns dos produtos que os visitantes poderão adquirir durante o evento diretamente das produtoras. Instituições como Rede Maniva de Agroecologia (Rema), Sebrae, Secretaria Municipal de Produção, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Sempa), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) e Prefeitura Municipal de Tefé também apoiam a feira.
“Nosso objetivo é expandir as práticas orgânicas e agroecológicas ao mesmo tempo que a participação das mulheres nas associações é fortalecida”, explica Juliana Oler, do PMA/IDSM. “É muito gratificante para todos nós voltar às atividades e a esses encontros após a pandemia e assim dar visibilidade para a produção dessa alimentação mais saudável e sustentável”, afirma.
Dentro desse contexto, as ações do projeto PMA estão sendo direcionadas a apoiar a certificação de produção orgânica na região. “Queremos consolidar um espaço para a comercialização desses produtos na cidade, pois são diferenciados e sabemos do papel importante que as feiras desempenham dentro da agricultura familiar.”
As atividades do curso, implementadas pelo IDSM, foram realizadas no âmbito da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, com apoio do projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor, por meio da parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a GIZ/GmbH, com apoio do Ministério Federal da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento (BMZ) da Alemanha. Novas formações ainda devem acontecer em 2022 e outras feiras serão realizadas até o final do ano.
Últimas Notícias
Comentários
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo da Fauna
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico