Instituto Mamirauá é homenageado pela Câmara de Vereadores de Tefé
Publicado em: 25 de junho de 2019
Depois do Senado Federal e da Assembleia Legislativa do Amazonas, foi a vez do poder legislativo municipal de Tefé homenagear a instituição pelos seus 20 anos
A Câmara de Vereadores de Tefé realizou no dia 21 de junho uma sessão solene em homenagem aos 20 anos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Com a participação de profissionais, parceiros, vereadores e representantes do poder executivo municipal, a cerimônia resultou em um resgate histórico da memória dos vereadores sobre a constituição da instituição, desde a chegada dos primeiros "macaqueiros" em Tefé até a consolidação em um dos mais importantes centros de pesquisa da Amazônia.
"Hoje é um dia muito especial para toda a população de Tefé. É um justo reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo Instituto Mamirauá à região", disse o vereador Daniel Barbosa da Silva, um dos autores da proposição de homenagem ao Instituto Mamirauá. "Se hoje estamos comemorando esses 20 anos, é porque a instituição deu certo. Os lugares que o Mamirauá passou [e atuou] se tornaram melhores. Eu sou um admirador!", disse João Paulo Rodrigues Nascimento, presidente da Câmara de Vereadores de Tefé.
Além dos vereadores e de representantes do Exército e da PolÃcia Militar, também fizeram parte da mesa João Valsecchi do Amaral, diretor geral do Instituto Mamirauá, e Ana Cláudia Torres, coordenadora do Programa de Manejo de Pesca e membro do Conselho de Administração do Instituto Mamirauá. "Como filha desta terra e representante dos funcionários do Instituto Mamirauá, quero falar da minha imensa satisfação em fazer parte do instituto há 10 anos. Eu trabalhei anteriormente na Colônia de Pescadores e encontrei no instituto uma grande recepção para o trabalho com os manejadores", disse Ana Cláudia.
Em seguida, João Valsecchi do Amaral recebeu dos vereadores João Paulo e Daniel uma placa comemorativa aos 20 anos do Instituto Mamirauá. "O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações mantém 18 unidades de pesquisa no paÃs. São apenas três na Amazônia e uma delas é em Tefé. Esse reconhecimento é muito importante para nós, só aproxima e fortalece a nossa relação", afirmou o diretor.
O Instituto Mamirauá também foi homenageado por beneficiários das ações da instituição. O primeiro foi Francisco Falcão, da Floresta Nacional de Tefé, que afirmou: "A ação do Instituto Mamirauá conosco é muito importante. Sou um multiplicador de criação de manejo de abelhas sem ferrão, resultado da capacitação do Instituto Mamirauá". Outro beneficiário foi o Jamerson Conrado, estudante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), entre 2006 e 2007. "Naquela época, ser Pibic era motivo de muito orgulho para todos os estudantes. Agregou muito valores que eu vou levar para toda a minha vida", disse o quÃmico que no ano que vem inicia o curso de doutorado.
Texto: Eunice Venturi
Últimas Notícias
Comentários
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico