Feiras estimulam troca de sementes e mudas nativas e venda de produtos orgânicos em Tefé, no Amazonas

Publicado em: 29 de agosto de 2018

Eventos acontecerão nesta sexta-feira (31/08) e vão reunir população urbana e agricultores locais em torno de temas como agroecologia e economia solidária. As feiras têm apoio do Instituto Mamirauá

Traga sementes ou mudas da terra para trocar, compartilhe saberes! Esse é o convite feito pela organização da I Feira de Troca de Sementes e Mudas Nativas de Tefé. O evento é gratuito e acontecerá nesta sexta-feira, 31 de agosto, na Praça Remanso do Boto, centro da cidade.

A realização é uma parceria entre instituições que atuam no município, como o Instituto Mamirauá, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e agricultoras e agricultores, manejadores florestais, comunitárias e comunitários da região de Tefé e de unidades de conservação da região: a Floresta Nacional (FLONA) Tefé e as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá e Amanã.

De acordo com os organizadores, a ideia do encontro é "trazer ao debate a importância da preservação de sementes e mudas nativas, como forma de garantir a diversidade local de espécies vegetais, tanto alimentícias, madeireiras, medicinais".

A programação, além da socialização de sementes e mudas, terá uma roda de conversa e palestra falando da prática de guardar sementes como resistência cultural e também sobre como organizar um banco de sementes. As atividades começam às 13h e seguirão ao longo da tarde de sexta.

Apoiam o evento o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), APAFE e agricultores organizados na Feira da Agricultura Familiar de Tefé. Pelo Instituto Mamirauá, a feira recebe apoio de recursos do projeto "Mamirauá: Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade em Unidades de Conservação", com recursos do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Orgânicos também terão feira

Pela manhã, a I Feira de Produtos Orgânicos do CEST/UEA também vai movimentar Tefé. O evento começa às 9h e será realizado no campus local da universidade (Rua Brasí­lia, 1217) com a presença de agricultoras fazendo a venda de hortifrúti produzido na FLONA Tefé.

A feira faz parte de um projeto de extensão realizado pela universidade, que busca "o fortalecimento de iniciativas em agroecologia, economia solidária e empoderamento de mulheres agricultoras".

Até novembro de 2018, mais 3 edições da feira serão realizadas no Centro de Estudos Superiores de Tefé/Universidade do Estado do Amazonas (CEST/UEA).

 

I Feira de Produtos Orgânicos do CEST/UEA

Onde: Área de convivência do CEST/UEA (Rua Brasí­lia, 1217, Tefé)

Quando: Sexta-feira (31/08), a partir das 9h

 

I Feira de Troca de Sementes e Mudas Nativas de Tefé

Onde: Praça Remanso do Boto (centro de Tefé)

Quando: Sexta-feira (31/08), a partir das 13h

 

Texto: João Cunha

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: