Instituto Mamirauá e parceiros realizam feira agroecológica com agricultoras amazônicas

Publicado em: 10 de maio de 2023

Evento reuniu 25 expositoras de diversas comunidades e aldeias com produtos agroecológicos da região do Médio Solimões

Cerca de 2.500 pessoas passaram pela Feira Empreendedora de Mulheres da Área Rural que aconteceu no último sábado (6), na Praça Santa Tereza, em Tefé. O evento, que faz parte da programação do Empodera Mulher, uma ação do Sebrae - Tefé, em parceria com o Programa de Manejo de Agroecossistemas do Instituto de Desenvolvimento Sustentável  Mamirauá (IDSM), contou com a participação de 25 mulheres da agricultura familiar do município e da região.

“A feira proporcionou  um momento de dar visibilidade ao trabalho feminino. Foi um espaço de oportunidade para que, mulheres agricultoras que estão em suas áreas rurais, comunidades tradicionais e aldeias, possam expor seus produtos agroecológicos, que tem todo um cuidado diferenciado na sua produção, para a população de Tefé”, destaca Fernanda Maria de Freitas Viana, coordenadora do Programa de Manejo de Agroecossistemas do Instituto.

Tukumã, castanha e polpa de cupuaçu. Estes são alguns dos produtos que a agricultora, Janaína Bandeira, expôs na feira. Produzidos de forma agroecológica e apenas por mulheres, ela comenta a importância do evento para o reconhecimento de seu trabalho. “Senti o meu produto valorizado com a feira. Muitas pessoas não conheciam minha produção e começaram a conhecer. Vendi bastante e ainda divulguei o meu trabalho”, afirma.

A Feira Empreendedora de Mulheres da Área Rural faz parte das ações do projeto “Fortalecimento da bioeconomia por meio da estruturação das cadeias produtivas e de valor da agricultura familiar e das suas redes de agroecologia no Amazonas”, e visa incentivar a comercialização de empreendimentos da agricultura familiar”. Esse projeto é uma parceria do IDSM com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, por meio do projeto "Bioeconomia e Cadeias de Valor”.

Nayá Tawane
Bruce Dickinson
Bruce Dickinson
Bruce Dickinson
Bruce Dickinson

Protagonismo feminino


Simultâneo à feira, o evento também contou com uma extensa programação do Empodera Mulher, que promoveu oficinas, palestras e rodada de negócios que abordaram diversos temas sobre o empreendedorismo feminino. Fábio Castro, analista técnico do SEBRAE, aponta a relevância do evento. “Enquanto uma instituição que incentiva o empreendedorismo é gratificante realizar um evento voltado para mulheres. É um evento que tomou uma dimensão grande e estamos ansiosos para as próximas edições”.


O Instituto Mamirauá, em conjunto com o Sebrae, atuou em várias frentes na organização do Empodera Mulher e da feira agroecológica, participação que foi recompensante pelas trocas de saberes realizadas durante todo o processo do evento, como explica Elivone Lopes, analista de pesquisa e inovação do Instituto. 


“Um evento com essa temática é importante em função dos seus desdobramentos. Não se trata apenas de expor os produtos das muitas mulheres que empreendem em Tefé com muita garra, sonhos e determinação, mas também de colocar à disposição dessas mulheres e da população noções básicas sobre empreendedorismos, apresentando diretrizes e modelos que podem servir de inspiração tanto para quem já está empreendendo como para quem sonha em ter seu negócio e não sabe como começar”, diz.


Texto: Nayá Tawane


Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: