No Pará, exposição retrata quilombos da Ilha do Marajó

Publicado em: 18 de junho de 2019

Mostra, que vai até o dia 30 de junho, é apoiada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Retratar, através da fotografia, a poesia e a resistência de viver em áreas remanescentes de quilombos da Ilha do Marajó, no Pará, foi o desafio encarado pelo fotógrafo Mauro Fernandes. O trabalhou resultou na exposição "Raízes – Quilombos do Marajó", que fica aberta até o dia 30 de junho no Tribunal Regional do Trabalho, em Belém (PA). 

As trinta imagens foram feitas nos municípios marajoaras de Salvaterra, Soure e Cachoeira do Ariri. A área remanescente dos quilombos de Salvaterra é um território tradicional onde as marés e fases da lua impactam diretamente o modo de vida e produção das cerca de 80 famílias residentes da região, que vivem da pesca e da agricultura.

A exposição é uma antecipação do livro de mesmo título que será lançado pelo Governo do Estado do Pará na Feira Pan-Amazônica do Livro 2019. 

Com o fim da mostra, as fotografias farão parte do acervo cultural do Museu Quilombola do Marajó. "Me sinto honrado em poder prestar essa homenagem aos quilombolas do território Marajoara, retratar a íntima relação que eles têm com a natureza. Mostrar a vivência e resistência desse povo que muitas vezes vive em situações hostis e ainda assim desmonstra felicidade", afirma Fernandes.

A exposição faz parte do projeto "DH em CENA", que visa debater com professores de escolas públicas o cotidiano antagônico e as relações de garantias de direitos na sociedade moderna.

A exposição é apoiada pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Pará (SEJUDH) e pelo Instituto Mamirauá, organização fomentada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O projeto é possível graças ao apoio da Fundação Gordon e Betty Moore.

Serviço

Data: até 30 de junho

Horário: 9h às 16h de segunda a sexta-feira.

Local:  Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região na Praça Brasil, em Belém (PA)

Entrada Gratuita


Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: