Experiência bem-sucedida de Turismo de Base Comunitária recebe reconhecimento internacional

Publicado em:  5 de novembro de 2015

No dia 05 de novembro, a Pousada Flutuante Uacari foi agraciada na categoria prata do prêmio World Responsible Tourism Awards – Best for Poverty Reduction, anunciado em uma das maiores feiras de turismo internacional, a World Travel Market, realizada em Londres. A pousada Uacari recebeu o segundo lugar entre 37 finalistas e 200 concorrentes do mundo todo. O reconhecimento é um resultado da experiência bem-sucedida, que tem servido de exemplo para outras iniciativas. Durante o ano de 2015, com a participação em eventos e capacitações, a equipe promoveu a disseminação do conhecimento adquirido.

Um dos objetivos prioritários do Programa de Turismo de Base Comunitária (PTBC) do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é a disseminação dos conhecimentos e experiências garantidas desde o início dos trabalhos, há mais de 17 anos. Durante o ano de 2015, a equipe participou de eventos ministrando palestras e cursos, visando a troca de experiências.

"Quando a gente vai nesses eventos, a gente tenta mostrar da forma mais transparente possível, toda a nossa informação, exatamente para que essa experiência que a gente adquiriu ao longo de 17 anos possa ser disseminada e que possa auxiliar em outras iniciativas de turismo", disse Fernanda Sá Vieira, coordenadora do Programa.

Um exemplo do potencial de transformação do Programa é que o Instituto Mamirauá participa ativamente do Conselho Municipal de Turismo de Tefé, com uma cadeira de vice-presidente, contribuindo para as decisões a respeito do turismo no município.

No mês de janeiro, a equipe do Instituto Mamirauá concedeu um curso para a os gestores da Floresta Nacional de Tefé, contribuindo para o início da organização e planejamento das atividades turísticas nessa unidade de conservação.

Em maio, resultados bem-sucedidos da Pousada Uacari e de outras iniciativas do Programa foram apresentados durante evento realizado em Porto Seguro (BA), por iniciativa da Rede Biomar, e reuniu especialistas para a palestra "Turismo sustentável:  diálogos com a sociedade".

Em julho deste ano, a equipe de turismo participou do II Encontro Turisol, promovido pela Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário, à qual a Pousada Uacari faz parte. "O Programa de Turismo de Base Comunitária tem uma linha de trabalho com foco na disseminação de experiências, que engloba a participação nessas redes e grupos, como é o caso da Turisol", comentou Fernanda. O evento reuniu especialistas em turismo de base comunitária para discutir as prioridades coletivas dos grupos que compõem a Rede Turisol, para debates e para a Feira de Trocas e Negócios.

 A equipe do PTBC participou também do 2° Fórum de Turismo da Cidade de Tefé, promovido pela Universidade do Estado do Amazonas e a Secretaria de Turismo, Comércio e Indústria do município. A equipe concedeu palestra para um público que reuniu instituições de turismo da cidade, estudantes, poder público, profissionais da área, Ongs e empresários.

Pelo terceiro ano consecutivo, a pousada Uacari recebeu também o certificado de Excelência do TripAdvisor, que qualifica os estabelecimentos bem avaliados pelos hóspedes. 

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: