Eventos de popularização da ciência marcaram o ano do Instituto Mamirauá
Publicado em: 31 de dezembro de 2024
Em 2024, o Instituto Mamirauá realizou diversos eventos com o objetivo de divulgar as atividades de pesquisa científica, manejo e extensão realizadas por seus colaboradores. Os eventos contaram com um público variado em diferentes cidades, como Brasília (DF) e Belém (PA), além da cidade onde está localizada a sede do instituto, Tefé (AM), e municípios próximos, como Alvarães, Uarini e Maraã (AM). As atividades foram apresentadas por meio de exposições, oficinas e palestras sobre diferentes áreas do conhecimento. A temática da crise climática, como eventos de seca extrema, esteve presente em todos os eventos.
Anualmente, o Instituto Mamirauá organiza localmente, no estado do Amazonas, dois eventos que ocorrem simultaneamente no território nacional: a Semana Nacional de Meio Ambiente (SNMA) e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O Instituto Mamirauá também participa como expositor no evento da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), e da SNCT em Brasília - eventos em que todas as unidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) estão reunidas. Além disso, no intuito de fortalecer as ações de popularização da ciência nos meses de outubro e novembro, colaboradores do Instituto Mamirauá têm realizado eventos com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Sedecti e Governo do Amazonas. Confira abaixo como foram estes eventos em 2024.
A Semana Nacional do Meio Ambiente, comemorada sempre no mês de junho, teve como tema a “Restauração da terra, desertificação e resiliência à seca”. O evento ocorreu na Comunidade Boa Esperança, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, localizada no município de Maraã (AM). A Reserva Amanã é uma das unidades de conservação em que o Instituto Mamirauá atua há mais de duas décadas. Esta foi a primeira vez em que a SNMA foi realizada em uma comunidade ribeirinha. Nas edições anteriores, o evento foi realizado na sede de municípios vizinhos a Tefé. Cerca de 200 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, das sete comunidades do setor Lago Amanã, conheceram parte do acervo científico e didático do Instituto Mamirauá. Entre palestras, jogos e dinâmicas, pesquisadores e extensionistas apresentaram e dialogaram sobre suas atividades na região. O evento contou também com apresentações culturais, como poesia e música, organizadas pelo professor Moisés da Comunidade Juazinho.
Evento da Semana Nacional de Meio Ambiente na Comunidade Boa Esperança, na Reserva Amanã, Maraã (AM). Foto: Bianca Darski
Em julho, o Instituto Mamirauá esteve presente na 76º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Belém (PA). Neste evento, o Instituto Mamirauá participa tradicionalmente da ExpoT&C, uma mostra de ciência, tecnologia e inovação que reúne diversos expositores, como institutos de pesquisa, universidades e agências de fomento. Nesta edição do evento, a água foi o tema central escolhido para apresentar as frentes de atuação do instituto. Dentre os destaques, estavam as pesquisas sobre os impactos de eventos climáticos extremos, como a seca de 2023 no Amazonas – que ocasionou o isolamento da população ribeirinha, além do aquecimento da água de rios e lagos e a inédita mortalidade de botos e tucuxis. O manejo do pirarucu também foi apresentado, assim como as pesquisas relacionadas a doenças veiculadas pela água e a importância de alternativas acessíveis para o tratamento da água para consumo humano e para produção de pescado na Amazônia.
Evento da 76º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Belém, (PA). Foto: Miguel Monteiro
Sempre no segundo semestre do ano, em outubro, ocorre o principal evento de divulgação científica do Brasil, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com atividades do norte ao sul do país. Na sede do Instituto Mamirauá, o evento reuniu mais de 3 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Nesta edição, os visitantes tiveram a oportunidade de ver a natureza de uma forma diferente na exposição “Biomas pelas Lentes”, de ter uma imersão na Floresta Amazônica pela exposição “Corredor Florestal”, além de refletir sobre a importância da alimentação saudável e sustentável. Esta edição também contou com duas novidades: Espaço Curumim e Sala de Cinema. O Espaço Curumim foi organizado em parceria com a equipe do curso de Pedagogia da Unip campus Tefé e teve como objetivo atender ao público infantil com atividades lúdicas e interativas sobre o mundo da ciência. A Sala de Cinema contou com vídeos produzidos pelo Instituto Mamirauá com a mediação do Coordenador do Centro Vocacional Tecnológico, Sandro Regatieri.
Evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Tefé (AM). Foto: Caroline Reucker
Em novembro, a equipe do Instituto Mamirauá participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília. O Instituto Mamirauá, juntamente com Inpa e Museu Goeldi, representando o bioma Amazônia, levaram à SNCT de Brasília a sociobiodiversidade amazônica por meio do mundo dos insetos, pela pesca sustentável do pirarucu, pela arqueologia, pelos fósseis, pela amazônia costeira e pelas tecnologias sociais implementadas pelas três instituições de pesquisa.
Evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília (DF). Foto: Brenda Meireles
Ainda no mês de novembro, foram realizados eventos no âmbito de dois projetos que contaram com apoio da Fapeam, por meio do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação – POP CT&I. Um destes projetos foi coordenado por Miguel Monteiro, da Assessoria de Comunicação do Instituto Mamirauá. Intitulado como “Biodiversidade Amazônica na Escola”, o projeto levou oficinas para cerca de 140 estudantes de três escolas municipais de Tefé. Nas oficinas, foi abordada a temática da biodiversidade dos ambientes naturais da região amazônica por meio de um documentário produzido nas Reservas Mamirauá e Amanã. O documentário, produto do projeto, retrata a percepção de jovens que vivem uma realidade de íntima conexão com a floresta e a biodiversidade da região. O material em breve será disponibilizado no Canal do YouTube do Instituto Mamirauá.
Oficina Biodiversidade Amazônica na Escola em Tefé, (AM). Foto: Milena Pinho Barbosa
O projeto “Regionalização da Educação em Nutrição”, por sua vez, teve como objetivo promover a sensibilização e o conhecimento sobre os recursos alimentares regionais da Amazônia. Cerca de 100 profissionais da área de educação e saúde participaram de oficinas realizadas em comunidades ribeirinhas de três Unidades de Conservação: Reserva Mamirauá, Reserva Amanã e Flona Tefé. Nas oficinas, foram distribuídos materiais educativos e realizadas dinâmicas para facilitar a abordagem sobre nutrição, tanto em sala de aula, quanto no dia a dia dos profissionais de saúde. Este projeto foi coordenado por Daniel Tregidgo, do Grupo de Pesquisa em Ecologia de Vertebrados Terrestres do Instituto Mamirauá.
Oficina Regionalização da Educação em Nutrição na Comunidade Ponta da Castanha, Flona Tefé, Tefé (AM). Foto: Bianca Darski
Além dos eventos de popularização da ciência que ocorreram ao longo do ano, cerca de 300 pessoas visitaram a exposição “AMAzônias: Coleções Científicas do Instituto Mamirauá”, localizada na sede do instituto. A exposição foi lançada em 2023 e contou com o apoio da Fapeam (via edital POP CT&I), sob coordenação de Bianca Darski, do Núcleo de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação do Instituto Mamirauá. O espaço recebe constantes atualizações, sendo uma importante ferramenta de difusão de conhecimento, diálogo e integração com a população. A exposição seguirá aberta no primeiro semestre de 2025. A entrada é gratuita.
Exposição AMAzônias: Coleções Científicas do Instituto Mamirauá, Tefé (AM). Foto: Jhon Erik
Texto: Bianca Darski
Últimas Notícias
Comentários
Institucional
- O Instituto Mamirauá
- Equipe
- Parceiros
- Áreas de atuação
- Conheça Tefé
- Núcleo de Inovação
- Vagas
- Documentos e Downloads
- Seleção de Fornecedores
Pesquisa
- Grupos de Pesquisa
- Iniciação Científica
- Ética em Pesquisa
- Ética no Uso de Animais
- Propostas de Pesquisas
- Biblioteca Henry Walter Bates
- Acervos e Coleções
- SNCT
- SIMCON
Manejo e Desenvolvimento
- Gestão Comunitária
- Manejo de Agroecossistemas
- Manejo de Pesca
- Manejo Florestal Comunitário
- Qualidade de Vida
- Turismo de Base Comunitária
- Centro Vocacional Tecnológico