Estudo preliminar identifica presença de sí­tios arqueológicos nas margens do lago Tefé

Publicado em:  9 de julho de 2012

O Instituto Mamirauá inicia nesta quarta, dia 11, o 9º Seminário Anual de Pesquisa (SAP). Nesta edição, pesquisas arqueológicas serão apresentadas e uma delas destaca os resultados preliminares do estudo que identificou a presença de 22 sí­tios arqueológicos nas margens do lago Tefé, que fica nos municípios de Alvarães e Tefé.

A pesquisa é desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Organização Social e Manejo Participativo do Instituto Mamirauá. De acordo com a cientista social Jaqueline Gomes, uma das pesquisadoras do estudo, foram realizadas duas etapas de campo. Uma avaliação inicial indica que os grandes sí­tios do lago Tefé apresentam semelhanças com aqueles do encontro Negro/Solimões.

"Essas semelhanças dizem respeito à densidade de material cerâmico, ao tamanho dos sí­tios e à presença de terra preta. Essa hipótese precisa ainda ser testada através de escavações sistemáticas e análise do material cerâmico", disse Jaqueline, que também é autora de outros trabalhos que serão apresentados no SAP, de estudos arqueológicos na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã.

Nesta reserva, foi identificado o sí­tio cerâmico Cacoal do Amanã, localizado na margem direita do lago Amanã. Sua área total foi estimada em 5,8 hectares e as escavações realizadas em uma área de 4x1m no local de maior densidade cerâmica. O pacote arqueológico atingiu a profundidade de 1,80m e nesta área foram evidenciadas diversas estruturas com formas e tamanhos variados, mas geralmente compostas por cerâmica, bolotas e muitos carvões.

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: