Estudantes de ensino médio participam de projeto para estimular a leitura

Publicado em:  1 de março de 2013

Cerca de 40 estudantes da Escola Municipal Gilberto Mestrinho, de Tefé (AM), estiveram ontem na sede do Instituto Mamirauá para conhecer o projeto "Jovens Adolescentes: coisas da vida e do meio ambiente", promovido pela Biblioteca Henry Walter Bates. O objetivo do projeto é desenvolver em alunos do Ensino Médio de escolas públicas da cidade de Tefé o interesse pela leitura e incorporação da conscientização ambiental por meio de temas sobre conhecimentos gerais, realidades amazônicas, questões ambientais e sociais.

Em 2012, o público-alvo foi estudantes do ensino fundamental, que assistiam a uma peça teatral. Este ano, o público será estudantes de ensino médio, que após conhecer o acervo da biblioteca, assistem a uma palestra dada por um membro do Instituto Mamirauá. Na tarde de ontem, essa palestra ficou a cargo de Sandro Augusto Regatieri, educador ambiental do Instituto Mamirauá. 
 
Segundo Enmilany Duarte de Vasconscelos, professora de língua portuguesa e literatura da instituição de ensino, a proposta ajudou a colocar em prática alguns objetivos da escola, de promover educação ambiental e incentivar a leitura. "Nós temos uma atividade que se chama "aula-passeio", e ontem pudemos visitar e conhecer o Instituto Mamirauá. Os estudantes conheceram o acervo que poderá ser utilizado por eles. Além disso, a palestra uniu vários temas como biologia, sustentabilidade e natureza com a questão poética", afirmou, acrescentando que pretende voltar outras vezes, com novas turmas.
 
A biblioteca Henry Walter Bates possui mapas, livros e periódicos para consulta nas áreas de Meio Ambiente, Ecologia, Recursos Naturais, Ciências Sociais, Saúde, entre outros. O nome é uma homenagem ao naturalista britânico Henry Bates, que no século XIX morou em Tefé, que à época ainda era a Vila Ega, e desenvolveu um vasto registro sobre os recursos naturais da Amazônia durante o período em que viveu na região. O espaço é aberto ao público de segunda a sexta, no horário de 8h às 12h e de 14h às 18h, e aos sábados, até as 12h. Para outras informações sobre esta atividade envie um e-mail para biblioteca@mamiraua.org.br.
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: