Encontro de Manejadores inicia em Tefé

Publicado em: 28 de julho de 2011

 28/07/2011 - Cerca de 100 pessoas, entre pescadores, técnicos, pesquisadores e representantes de instituições governamentais estão participando do 4º Encontro de Manejadores em Tefé (AM), promovido pelo Programa de Manejo de Pesca, do Instituto Mamirauá, hoje. "O encontro foi pensado inicialmente como um momento de valorizar o trabalho que o pescador realiza ao longo do ano. E que ele tivesse seu trabalho reconhecido com uma oportunidade de falar dos problemas e das suas conquistas", afirmou a coordenadora do Programa de Manejo de Pesca, Ellen Amaral, na abertura da reunião.
 Em seguida, autoridades e representantes de instituições foram convidadas a compor a mesa. Isabel Sousa, Diretora de Manejo e Desenvolvimento do Instituto Mamirauá, avaliou: "É uma satisfação para o Instituto Mamirauá promover esse encontro que a cada ano conquista mais visibilidade, além da participação das instituições locais e estaduais e principalmente de pescadores. Hoje nós temos experiências promissoras dessas conquistas sendo disseminadas, desse entendimento de acordo de uso do recurso pesqueiro".
 Representando a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o secretário adjunto, Hamilton Casara, diz que é preciso dar formato à parte legal do manejo de forma mais consistente para que isso assegure às comunidades, aos manejadores, o exercício da atividade. Um dos representantes das colônias de pescadores a se pronunciar, Luiz Gonzaga de Matos, da Colônia Z-32, de Maraã, falou das expectativas quanto aos resultados do encontro e as propostas que serão apresentadas sobre a normatização do manejo: "Logo mais, vamos discutir o presente e o futuro desse entendimento que é o pirarucu manejado e é importante que todos coloquem seus pontos de vista".
 O encontro segue até esta sexta-feira, quando acontece a 5ª Rodada de Negócios de Pirarucu, uma oportunidade para comerciantes negociarem diretamente com pescadores de pirarucu manejado nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã. O evento está sendo realizado no auditório do Hotel Oliveira II, que fica na Rua Marechal Deodoro, 112, a partir das 8h30.

Proposta de instrução normativa e contagem de pirarucu é apresentada

 Guillermo Stupiñan, do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC), apresentou a ideia geral da instrução normativa no Amazonas que pretende disciplinar o manejo de pirarucu no estado. A instrução normativa estadual em vigor determina onde pode haver a pesca e a federal diz que pode haver com planos de manejo. "Porém, essas normas não dizem como fazer o manejo do pirarucu e é isso que a nova norma irá determinar", esclareceu.
 De forma sintética, Guillermo apresentou os principais pontos da nova instrução normativa que prevê: indicação de princípios e fundamentos; obrigatoriedade do plano de manejo; definição da cota de pesca a partir da contagem no mesmo ano; observância aos fatores sociais e ambientais; monitoramento e controle padronizados e controle do Estado do Governo do Amazonas.
 Após a explanação, a coordenadora do Programa de Manejo de Pesca, Ellen Amaral, apresentou uma proposta de avaliação e estabelecimento de cotas sustentáveis de pirarucu. Segundo Amaral, essa proposta consiste na criação de um modelo de avaliação simplificado dos sistemas de manejo, considerando aspectos ambientais, sociais e econômicos além da formulação de uma equação que estabeleça cotas de pirarucu com base nos critérios avaliados e nos 30% dos adultos contados.
 "O modelo de avaliação e a equação devem ser simples e fáceis de serem manipulados por técnicos e manejadores. Devem estimular o fortalecimento das relações de confiança, sendo o processo de avaliação claro, onde todos saibam o que será considerado no estabelecimento de cotas e, por último, devem possibilitar a identificação de pontos fortes e fracos do grupo ao longo dos anos", explicou Amaral.

por Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: