Encontro de Manejadores e Rodada de Negócios de Pirarucu serão promovidos em Tefé

Publicado em: 10 de julho de 2012

O Programa de Manejo de Pesca do Instituto Mamirauá promove, entre os dias 26 e 27 de julho, o 5º Encontro de Manejadores e a 6ª Rodada de Negócios de Pirarucu em Tefé (AM). O evento é realizado anualmente e reúne mais de 100 pessoas, entre elas pescadores, representantes de instituições governamentais e comerciantes.  É a oportunidade para comerciantes negociarem diretamente com pescadores de pirarucu manejado das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá Amanã e demais áreas de manejo.

De acordo com Ana Cláudia Torres, coordenadora do Programa de Manejo de Pesca, o encontro tem o objetivo de oportunizar aos manejadores de pirarucu, a troca de experiências com pescadores de outras áreas de manejo, identificando problemas e propondo soluções para o seu melhor desempenho. "A Rodada de Negócios, por sua vez, visa promover o contato entre pescadores, compradores potenciais de pirarucu e fornecedores de insumos, estabelecendo possibilidades de negociação entre os mesmos", acrescentou a coordenadora.

A rodada terá duração de um dia, sendo antecedida pelo 5º Encontro de Manejadores, dia 26. Nesse encontro, os manejadores terão a oportunidade de trocar experiências e de se preparem para a Rodada de Negócios, tomando decisões em conjunto sobre, por exemplo, preços e condições de transporte para o pirarucu a ser comercializado este ano. 
 
A temporada de pesca do pirarucu manejado 2012 deve iniciar em setembro, estendendo-se até novembro. Em dezembro, esse peixe entra no período de defeso, quando não pode ser pescado nem mesmo em áreas de manejo. O evento será realizado em Tefé, no auditório da Pizzaria Toya, que fica na Estrada do Bexiga, nº 1076, a partir das 8h30.
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: