Encerramento da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aponta perspectivas positivas

Publicado em: 11 de dezembro de 2014

O Instituto Mamirauá recebeu, de 09 a 10 de dezembro, as atividades de encerramento da 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM). Pela primeira vez as atividades aconteceram na cidade de Tefé (AM). Para João Valsecchi, diretor técnico cientí­fico do Instituto Mamirauá, "foi muito importante o evento de encerramento ter vindo para cá, porque é uma forma de reconhecimento de todos os esforços de divulgação cientí­fica que nós temos feito nos últimos anos".

Estas atividades de encerramento fecham as programações da SNCT no Amazonas. Neste ano, 170 pessoas acompanharam as palestras, que  apresentaram pesquisas e panoramas de polí­ticas públicas que incentivam a divulgação cientí­fica. Ao final do evento, a publicação  A mortalidade de jacarés e botos associada à pesca da piracatinga na região do Médio Solimões - Amazonas, Brasil, do Instituto Mamirauá, foi lançada.

O Instituto Mamirauá participa das ações da SNCT desde 2006. Em 2014,durante os dias 16 a 18 de outubro,  2.615 visitantes acompanharam e interagiram com palestras, exposições, jogos didáticos, óculos de realidade virtual, ví­deos, teatro, jogos e com o aplicativo "Conserve a Amazônia". Estas são ações que buscam apresentar e aproximar estudantes e a população em geral das pesquisas e projetos de extensão realizados pelo Instituto Mamirauá.

Apresentando o planejamento para o próximo ano, Douglas Falcão, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), afirma "este ano a SNCT esteve presente em 850 municípios. Nossa meta para o próximo ano é chegarmos a 1.000 municípios. O Amazonas é o único estado do Brasil onde as atividades da SNCT acontecem em todos os municípios ". Já que 2015 foi definido como o Ano Internacional da Luz, a SNCT terá como tema Luz, Ciência e Vida. As atividades devem ocorrer de 19 a 25 de outubro. 

Durante o encerramento, também foi apresentado um novo projeto que o Instituto Mamirauá desenvolverá em 2015. "Realizaremos, junto com as atividades da SNCT, a primeira Feira de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social da região do médio Solimões. A ideia é transformarmos o espaço que já utilizamos para apresentar nossos trabalhos em um espaço para que a cidade e a região também apresente os seus", afirma João. Estas ações serão financiadas com recursos de edital do MCTI - por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), Ministério da Educação (MEC),  Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico (CNPq) e  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (CAPES).

O projeto prevê que as escolas, com apoio do Instituto Mamirauá, "realizem feiras de ciência e os alunos que se destacarem nas feiras serão convidados a exporem seus trabalhos no Instituto, durante a SNCT", conta Maria Cecí­lia Gomes, coordenadora de pesquisas do Instituto Mamirauá. "Com isso vamos dar um passo a mais no caminho de popularizar as iniciativas de pesquisa, conservação, desenvolvimento, principalmente incentivando os jovens da região a participarem de programas de iniciação cientí­fica, para ingressarem em uma carreira acadêmica ou técnica, quem sabe também seguindo para mestrados e doutorados", completa João.

Por Vanessa Eyng

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: