Em reunião presencial, Conselho de Administração discute diretrizes para o Instituto Mamirauá

Publicado em: 23 de outubro de 2017

Reunião aconteceu nos dias 17 a 20 de outubro na sede do instituto, em Tefé (AM). Ima Vieira assumiu a presidência do conselho, que começa processo de sucessão da Diretoria-Geral

"Tivemos uma reunião muito produtiva nesses três dias. Em primeiro lugar, foi um prazer muito grande termos conferido de perto tudo que se faz no Instituto Mamirauá. Vimos um progresso muito grande nos últimos anos", disse Ima Vieira, que recentemente assumiu a presidência do Conselho de Administração do Instituto Mamirauá. Durante os dias 17 a 20 de outubro, o conselho esteve em uma reunião presencial na sede do instituto, localizada em Tefé, estado do Amazonas.

"A última vez que estive aqui foi em 2012, volto cinco anos depois com a grata surpresa por ver um incremento tanto na produção científica como nos trabalhos sociais, as coleções científicas, o CVT (Centro Vocacional Tecnológico), a expansão e produção do Instituto Mamirauá como um todo", afirmou a nova presidente.

Doutora em Ecologia e pesquisadora titular do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ima Guimarães Vieira assume o cargo anteriormente exercido por Avílio Antonio Franco. O também pesquisador e membro da Academia Brasileira de Ciência continua a integrar o Conselho de Administração do Instituto Mamirauá, como membro de notório saber.

"É uma honra para mim, por conhecer o trabalho do instituto, assumir a presidência até 2019, quando termina meu mandato no conselho. Então eu tenho cerca de um ano e oito meses para dar continuidade ao que o dr. Avílio vem fazendo, ao meu ver, muito bem, no conselho de administração", definiu Ima Vieira.

Visita técnica

A presidente também falou sobre a agenda de reunião do conselho no Instituto Mamirauá, a começar por "um primeiro momento de apresentação da situação atual do instituto. Nós já vínhamos acompanhando, sempre acompanhando e dando opiniões e analisando os relatórios, os contratos de gestão, mas é diferente quando você tem uma apresentação oral como foi feita no primeiro dia pelo diretor Helder"

Além de discussões deliberativas, os conselheiros também fizeram visitas aos prédios e laboratórios da unidade de pesquisa do MCTIC, incluindo os acervos das coleções científicas. A visita também incluiu uma manhã conhecendo as instalações e estruturas logísticas na Reserva Mamirauá, área protegida onde o Instituto Mamirauá realiza um grande número de pesquisas e assessorias à projetos de manejo e desenvolvimento sustentável.

Sucessão na Diretoria Geral

Um dos pontos mais importantes debatidos durante a reunião presencial foi o processo sucessório de gestão da Diretoria Geral do Instituto Mamirauá, uma das atribuições do conselho.

"Um comitê de seleção vai ser organizado, sendo um membro do conselho e três integrantes externos convidados, para termos uma abrangência nacional e regional. Já elencamos critérios para fazer do comitê de seleção e, a partir de agora, vamos definir quais os requisitos para se candidatar à Diretoria Geral", informou a presidente do conselho, Ima Vieira. "Até o final desse ano, teremos um edital de seleção pronto e também um comitê de seleção formado e trabalhando para que, até agosto de 2018, nós tenhamos o nome do próximo diretor ou diretora do Instituto Mamirauá". A Diretoria Geral do Instituto Mamirauá atualmente é exercida pelo pesquisador e doutor em Biologia Ambiental e Evolutiva, Helder Lima de Queiroz, cujo mandato vai até 2018.

O que faz o Conselho

O Conselho de Administração é um órgão deliberativo e fiscalizador superior em todos os níveis da atividade do Instituto Mamirauá, composto por onze conselheiros. Nessa formação, estão membros do poder público, sendo um representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), membros da sociedade civil, membros eleitos pelo Conselho de Administração, com notória capacidade técnica ou científica e um representante dos associados e dos funcionários do Instituto Mamirauá.

Dentre as competências do conselho, estão decisões sobre as linhas gerais das polí­ticas, diretrizes e estratégias do Instituto Mamirauá, orientando a Diretoria no cumprimento de suas atribuições; fiscalizar o cumprimento das diretrizes, objetivos e metas definidas no contrato de gestão e eleger o Diretor Geral do Instituto Mamirauá.

Texto: João Cunha

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: