Em Fonte Boa e Tefé, Instituto Mamirauá participa da programação da Semana do Meio Ambiente

Publicado em: 29 de maio de 2015

No dia 05 de junho será comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. O Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, junto às prefeituras e as secretarias de educação dos municípios de Tefé e Fonte Boa participará, de uma série de atividades organizadas para a população. A Semana do Meio Ambiente será realizada nos dois municípios entre os dias 01 e 05 de junho, com palestras, jogos educativos, promoção de gincanas e caminhadas ecológicas, entre outras ações.

Essa é a 13ª Semana do Meio Ambiente de Tefé que o Instituto Mamirauá participa de sua organização. Desde 2008, as ações passaram também a serem realizadas nos municípios do entorno das Reservas Mamirauá e Amanã, unidades de conservação onde o Instituto atua. Também fazem parte do grupo de organizadores da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Fonte Boa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Tefé, as Secretarias Municipais de Educação, a Secretaria Estadual de Educação do Amazonas, a Universidade Federal do Amazonas, além do apoio do Exército e da Guarda Municipal.

De acordo com Cláudia Santos, educadora ambiental do Instituto Mamirauá, o evento é aberto ao público. A participação do Instituto nas programações visa disseminar suas ações de manejo sustentável dos recursos naturais, além de sensibilizar o público sobre a necessidade de conservação do meio ambiente. "Não buscamos envolver apenas as escolas, mas também envolver a sociedade civil, a colônia de pescadores, entre outros, buscando fortalecer essa parceria com as instituições, para que passem a conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Instituto Mamirauá na região", reforçou.

Em Tefé, a Semana do Meio Ambiente será de 1 a 5 de junho, com o tema "Educação Ambiental - Pratique essa Ideia". No primeiro dia ocorrerão palestras sobre atividades de pesquisa realizadas pelo Instituto na cidade, no auditório da Câmara dos Vereadores. As palestras serão ministradas pela equipe de técnicos e pesquisadores do Instituto Mamirauá, entre os temas estão: saneamento e qualidade da água, arqueologia, manejo florestal comunitário, turismo de base comunitária e produção pesqueira.

Nos outros dias acontecerão atividades externas com intuito de envolver os moradores da cidade, como plantio de mudas e campanhas sobre a redução de resíduos lançados nos cursos d’água e jogos educativos. A abertura e concentração de atividade será na Praça Túlio de Azevedo.

Já em Fonte Boa, o tema abordado será "Luz, Meio Ambiente e Vida" e as atividades ocorrem de 1 a 3 de junho. Uma caminhada ecológica durante a manhã, com participação de alunos e professores das escolas públicas da cidade, inicia a programação da Semana. No período da tarde e da noite estarão disponíveis ao público exposições dos acervos biológicos do Instituto Mamirauá, com espécies estudadas na instituição, maquetes dos programas de manejo do Instituto, como Manejo Florestal, Turismo de Base Comunitária e o Programa de Qualidade de Vida.

Além de palestras ministradas pelo Instituto Mamirauá, as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e alunos da UFAM também apresentarão palestras abordando temas como energias renováveis e não renováveis, manejo de recursos naturais, tecnologias sociais, conservação e preservação ambiental, qualidade de vida, água, solo, lixo e ar. As escolas também irão participar com exposições de trabalhos desenvolvidos em sala de aula e com apresentações de música e teatro.

A participação do Instituto nessas programações fazem parte do conjunto de atividades do projeto "Participação e Sustentabilidade: o Uso Adequado da Biodiversidade e a Redução das Emissões de Carbono nas Florestas da Amazônia Central" – BioREC – desenvolvido pelo Instituto Mamirauá com financiamento do Fundo Amazônia.

Texto: Aline Fidelix, com colaboração de Amanda Lelis.

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: