Em conjunto, instituições vão promover a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Tefé

Publicado em:  3 de outubro de 2015

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, em Tefé (AM), já tem data para acontecer. Será de 21 a 23 de outubro e este ano vai movimentar várias instituições de ensino e pesquisa. Na cidade, coordenam o evento o Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). 

"É a primeira vez, desde a primeira edição em 2003, que um grupo de instituições que atuam em Tefé juntam-se ao Instituto Mamirauá para realizar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Isso para nós é muito gratificante, pois revela o potencial para parcerias futuras em outros projetos também", disse Josivaldo Ferreira Modesto, coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias Sustentáveis do Instituto Mamirauá e um dos organizadores do evento. 
 
Atividades simultâneas vão acontecer no Senac, Sebrae, UEA, Cetam e Instituto Mamirauá, que também recebe a abertura oficial na terça-feira, dia 20 de outubro, às 19h. A cerimônia de abertura será coordenada pelo Sebrae que vai apresentar dois cases de sucesso: o Tambaqui de Banda e a Personal Clinic Training, ambos empreendimentos manauaras. Além disso, o Instituto Mamirauá apresenta resultados parciais da recém implementação da máquina de gelo solar em uma comunidade isolada da Amazônia. 
 
No Instituto Mamirauá, as exposições iniciam na quarta à tarde, às 14h, e seguem até a sexta, dia 23. Serão apresentadas as coleções dos Grupos de Pesquisa em Ecologia de Vertebrados Terrestres, Ecologia e Conservação de Felinos na Amazônia, Programas de Pesquisa em Conservação e Manejo de Quelônios e Jacarés, Organização Social e Ecologia e Biologia de Peixes. O Exército Brasileiro também participa com a exposição "Ciência e Tecnologia no Exército Brasileiro: Exposição e manuseio de materiais de comunicações militares".
 
Na tarde do dia 21, as escolas do munícipio, que participaram do projeto "Prêmio Jovem Pesquisador de Tefé", promovido pelo Instituto Mamirauá e financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, apresentam os resultados dos projetos desenvolvidos por essas unidades de ensino. Os melhores serão premiados e reconhecidos com uma viagem de estudo para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. 
 
A SNCT em Tefé também conta com apoio do Governo do Estado do Amazonas, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas e Programa Ciência na Escola, Prefeitura Municipal de Tefé, através da Secretaria Municipal de Turismo, e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Texto: Eunice Venturi. 
 
Veja como foi a SNCT realizada em 2014:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O que é ?
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi estabelecida pelo Decreto Nº 5.101, de 8 de Junho de 2004. Ela é realizada no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS) - e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. Tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País em linguagem acessível à população e por meio inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: