Documentário exibido na Rio + 20 aborda assessoria técnica do Instituto Mamirauá

Publicado em: 20 de junho de 2012

A assessoria técnica do Instituto Mamirauá para o manejo de pirarucu, nas Reservas Mamirauá e Amanã, foi destaque no pré-lançamento do documentário Amazônia Eterna, que ocorreu na segunda, dia 18, no Cine Odeon, no Rio de Janeiro. A produção é uma iniciativa das produtoras Giros e Tudo, e as gravações, na Reserva Amanã, ocorreram em setembro de 2011, quando o manejo de pirarucu é permitido. 

 
A área manejada, retratada no filme, faz parte do Complexo do Pantaleão, cuja gestão do manejo é realizada pelas Colônias de Pescadores de Tefé e Alvarães e pela comunidade do Setor São José. Ellen Amaral, então coordenadora do Programa de Manejo de Pesca do Instituto Mamirauá, quando a gravação ocorreu, e João Valsecchi, diretor técnico-científico, são os entrevistados do Instituto Mamirauá. A pesquisadora Fernanda Paim, que realiza monitoramento nas trilhas do ecoturismo, na Reserva Mamirauá, também teve suas atividades retratadas no documentário.
 
A exibição ocorreu durante o GoodPlanet Film, um festival que faz parte da programação oficial da Rio+20 e de 18 a 22 de junho apresenta filmes ambientais gratuitamente. O filme Amazônia Eterna faz parte de um projeto que leva o mesmo nome e tem por objetivo divulgar uma Amazônia que poucos conhecem: dinâmica, que gera riqueza e futuro, a Amazônia Protagonista do Século XXI.
 
Texto: Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: