Décima edição da Feira de Pirarucu Manejado será realizada em Tefé

Publicado em:  6 de outubro de 2015

No dia 15 de outubro, será realizada a décima edição da Feira de Pirarucu Manejado. O evento, que tem como tema "Pirarucu Legal, no mercado local", acontece na praça Túlio de Azevedo, em Tefé (Am), a partir das 6h. Os manejadores do Acordo de Pesca do Setor Capivara já estão organizados para a comercialização do pescado, resultado do trabalho de manejo do grupo.

"A feira é a cultura do manejo. É um meio de divulgação também. Tanto da nossa produção, quanto do nosso trabalho. A gente está mostrando como o peixe é trabalhado durante o ano todo, como é o nosso trabalho lá na área de pesca, como é o sofrimento do vigilante", comentou Cláudio Batalha, um dos coordenadores do acordo de pesca.

Para o manejo participativo do pirarucu acontecer, é necessário envolvimento e dedicação dos comunitários, como reforçou Ana Cláudia Torres, coordenadora do Programa de Manejo de Pesca do Instituto Mamirauá, que atua com uma unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

"Poder avançar para chegar na sede do município e ofertar o produto diretamente ao consumidor, exige alguns procedimentos. E isso é fruto de um trabalho de organização comunitária, várias reuniões, definições de regras de uso do recurso natural, proteção da área através das rondas de vigilância, entre outras ações", comentou Ana.

Essa será a segunda feira organizada pela equipe do Acordo de Pesca do Capivara. A primeira pesca manejada do pirarucu feita pelo grupo aconteceu em 2014. Na feira de 2015, os manejadores vão oferecer 100 pirarucus. "A gente faz a satisfação do consumidor. Vai ter peixe fresco, vai ter peixe ‘salmorado’, se quiser, a gente faz na hora", contou Cláudio.

Para o ano de 2015, foi autorizada, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), uma cota de pesca de 567 pirarucus para esse Acordo. O manejo requer o monitoramento da atividade e dos seus impactos ao ambiente, à população de peixes, além de promover o associativismo e a organização comunitária. O grupo de pescadores trabalha desde 2005, conservando lagos e monitorando o estoque de pirarucus da área.

Ana Cláudia destaca os resultados positivos obtidos pela realização do manejo de pesca na região, que recebe apoio da equipe do Instituto Mamirauá, por meio de assessoria técnica, e comemora a décima edição da feira, organizada por manejadores. "Uma década promovendo um evento, no sentido de integrar os produtores e a população local mostrando os resultados do trabalho do manejo", completou.

Na mesma data, durante a noite, a partir das 19h, haverá o Festival Gastronômico do Pirarucu, também na praça Túlio de Azevedo. Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo de Tefé, além da oferta de culinária tradicional, o evento também contará com uma apresentação cultural organizada pelos manejadores.

A Feira de Pirarucu Manejado é realizada pelos pescadores do Acordo de Pesca Capivara. E, além do Instituto Mamirauá, também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Tefé, do Departamento de Mudanças Climáticas e Gestão de Unidades de Conservação (Demuc), pertencente à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da 16ª Brigada de Infantaria de Selva, da Colônia de Pescadores Z-4 e do Curso de Tecnologia em Produção Pesqueira da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).  A comissão organizadora do evento pede que os consumidores levem suas tradicionais sacolas de feira, evitando a necessidade de utilização de sacolas plásticas.

Feira de Pirarucu Manejado

Onde: praça Túlio de Azevedo , Tefé (Am)

Quando: 15 de outubro, a partir das 6h

Festival Gastronômico do Pirarucu

Quando: 15 de outubro, a partir das 19h

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: