Cursos sobre transporte sustentável do caranguejo-uçá capacitam quase 250 pessoas no Pará

Publicado em: 22 de março de 2018

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca (Sedap-PA), com apoio do Instituto Mamirauá, concluiu, na última semana, a capacitação de cerca de 245 pescadores. Os cursos ocorreram de 20 de fevereiro a 17 de março, nos municípios de São João da Ponta, São João de Pirabas e Augusto Corrêa.

"Entre os participantes dos cursos, 70% eram de pescadores artesanais de caranguejo e 5% dos beneficiados foram os comerciantes. Também tivemos um número alto de marisqueiras, aproximadamente 25%. Debatemos sobre a fiscalização, o uso das basquetas e diminuição da mortalidade e os benefí­cios socioeconômicos e ambientais", afirmou Patrick Passos, técnico da Sedap.

Segundo o técnico, além de capacitar os pescadores, os cursos também trataram de questões de gênero, como a importância da mulher no meio rural. O valor do trabalho e o custo para produzi-lo no ecossistema manguezal, também foi abordado assim como os riscos da utilização do óleo diesel como repelente. As ações são financiadas pela Fundação Gordon and Betty Moore.

Embalagem e transporte sustentável

Durante o curso, são oferecidas orientações sobre a embalagem adequada dos caranguejos para o transporte sustentável. Para garantir a qualidade do produto e a sobrevivência dos crustáceos até os centros de venda, a Instrução Normativa nº 09/2013 - MPA regula que o caranguejo deve ser armazenado em "basquetas", que são recipientes contentores cobertos de esponjas molhadas. Logo depois da coleta no mangue, o caranguejo pode ser levado em sacas, paneiros e cofos até um ponto com água e energia elétrica. Lá ele deve ser lavado na torneira e, a partir daí, selecionado pelo tamanho e embalado nas basquetas.

A metodologia rendeu a publicação "Manejo do caranguejo-uçá: o método de embalagem para o transporte sustentável" do Instituto Mamirauá (baixe aqui).

Edição: Eunice Venturi

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: