Curso para coletores comunitários é promovido na Reserva Amanã

Publicado em: 28 de março de 2011

28/03/2011 - Entre os dias 26 e 27 de março, a equipe do Grupo de Pesquisa de Ecologia de Vertebrados (Ecovert), do Instituto Mamirauá, promoveu o 2º Curso de Reciclagem e Capacitação para Coletores Comunitários participantes do monitoramento de fauna nas trilhas da Reserva Amanã. A capacitação ocorreu na base de campo do Baré, com o objetivo de nivelar o conhecimento dos antigos e novos Coletores Comunitários sobre as práticas e técnicas aplicadas nas trilhas de monitoramento das abundâncias e densidades de primatas e de fauna cinegética.
Além disso, foram entregues os novos materiais de campo, incluindo alguns Equipamentos de Proteção Individual. Um dos temas abordados foi o fortalecimento de relações interpessoais, entre pesquisadores e comunitários e entre os próprios comunitários. "Esse fortalecimento ocorreu por meio de dinâmicas, com a formação de grupos heterogêneos, com moradores de diferentes comunidades", afirmou João Valsecchi, Diretor Técnico-científico e Coordenador de Monitoramento do Instituto Mamirauá.
 A programação iniciou com noções teóricas a respeito das técnicas de coleta de dados, uso de materiais, conceitos de ecologia e importância sobre a utilização dos dados coletados. No segundo dia, os participantes foram a campo, realizando atividades práticas na Trilha Ubim e na própria base, a Casa do Baré. Segundo a equipe do Ecovert, o resultado do curso foi bastante satisfatório, resultando em ganho para a pesquisa científica e para os comunitários. Fonte: Grupo de Pesquisa Ecovert

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: