Curso de Sistemas Agroflorestais é promovido na Reserva Amanã

Publicado em:  6 de junho de 2011

 06/06/2011 - Técnicos do Programa de Agricultura Familiar do Instituto Mamirauá e da Associação de Certificação Socioparticipativa da Amazônia (ACS-Amazônia) realizaram, entre os dias 28 e 30 de maio, o primeiro módulo do curso de Sistemas Agroflorestais. A parceria, entre o Instituto Mamirauá e a ONG acreana, iniciou com o objetivo de aproveitar a experiência de mais de 10 anos de técnicos e agricultores em manejo de sistemas agroflorestais, diversificação produtiva, recuperação de áreas degradadas e comercialização justa de produtos agrícolas na Amazônia Ocidental, especialmente na região do Acre e de Rondônia.
 O curso na Reserva Amanã será desenvolvido em 5 módulos com duração de 3 a 5 dias cada, em intervalo de 2 a 3 meses entre os módulos. O objetivo principal do curso é a assimilação por parte dos agricultores de conceitos básicos do funcionamento dos sistemas naturais (mata e capoeira), como a ciclagem de nutrientes, o ciclo hidrológico, a biodiversidade e a sucessão natural.
 Uma vez apropriados desses conhecimentos, os agricultores serão capazes de aperfeiçoar o manejo de seus agroecossistemas (roçados e sítios), aproveitando as características dos sistemas naturais. Além disso, o aprendizado de algumas técnicas diferenciadas de manejo e implantação de sistemas permitirá complementar a melhoria das práticas realizadas tradicionalmente pelos agricultores da Reserva Amanã.
 Participaram do primeiro módulo 26 agricultores, moradores de 11 comunidades dos setores Amanã e Coraci da Reserva Amanã. Esse primeiro encontro teve como objetivos permitir a integração dos agricultores com a equipe técnica, por meio do conhecimento das respectivas realidades; aprofundar os diagnósticos da história local, dos principais produtos e mercados e principais desafios na agricultura; além disso, práticas de observação e análise estimularam a discussão do papel da matéria orgânica nos sistemas, as consequências do uso do fogo e a sua relação com a manutenção e fertilidade dos sistemas produtivos.
 O próximo módulo será realizado entre os dias 26 e 29 de agosto, na Comunidade Boa Esperança, Setor Amanã da Reserva Amanã, quando se pretende aprofundar alguns conceitos e iniciar o manejo de áreas de sítios agroflorestais já existentes.

Por Bárbara Richers

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: