Curso capacita comunitários para guiar amantes de pássaros

Publicado em: 24 de março de 2014

Uma modalidade de turismo que está crescendo nos últimos anos é a de observação de aves. Milhares de amantes de aves se deslocam só para observar, às vezes por alguns momentos, a beleza das aves. A Amazônia é um roteiro natural para esses "passarinheiros" e capacitar guias locais da Pousada Uacari aprimora o atendimento aos turistas. Com isso, nos dias 19 e 20 de março, o Programa de Turismo de Base Comunitária do Instituto Mamirauá fez um curso para aprimorar a atividade dos guias.

A capacitação foi conduzida pela pesquisadora Bianca Bernardon do Instituto Mamirauá. Como grandes conhecedores da floresta, os guias precisam apenas lapidar seus conhecimentos. "Guiar observadores de aves, que é um público mais especializado, requer algumas técnicas. O interesse deles é muito grande. Eles querem entender melhor do assunto, saber quais são os pássaros, para conseguir guiar os turistas da melhor maneira", comentou.  

A pesquisadora focou em mostrar algumas condutas que devem ser levadas em consideração ao guiar um passarinheiro. Esse tipo de turista pode apenas olhar o animal, marcar em seu caderno de avistamentos e sair andando, como também pode querer observar os hábitos das aves por horas. Um dos grandes conhecedores de aves da região, o supervisor da área de lazer da Pousada Uacari, Antonio Coelho Rodrigues, participou do curso.

"Cada curso que a gente participa, a gente aprende coisas novas. Os colegas passam suas experiências e a pesquisadora também mostrou muitas coisas novas e nos lembrou de outras. Agora tenho mais confiança para levar os turistas para avistarem os pássaros", comentou.

Novato na atuação como guia de passarinheiros, Aldenil Rodrigues, da Comunidade Vila Alencar, teve sua primeira capacitação na área. O jovem de 23 anos aprendeu muito com o curso e viu nisto uma oportunidade profissional. "Achei um curso bem interessante. Aprendi muitas coisas que eu não sabia. Quero aprender mais para ter um futuro melhor. Estou terminando os estudos e quero trabalhar com isso. Sonho em fazer uma faculdade e trabalhar com pássaros", elucidou.

Texto: Paulo Araujo

 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: