Conselho Municipal de Turismo de Tefé recebe capacitação de planejamento e gestão em Ecoturismo

Publicado em: 19 de dezembro de 2011

19/12/2011 - O Programa de Turismo de Base Comunitária, do Instituto Mamirauá, promoveu entre os dias 15 e 18 de dezembro o Curso Introdutório de Planejamento e Gestão em Ecoturismo. Os dez participantes, membros do Conselho Municipal de Turismo de Tefé (Comtur), tiveram dois dias de aulas teóricas e outros dois de aulas práticas na Pousada Flutuante Uacari, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá. Segundo Rodrigo Ozório, coordenador do programa, o objetivo da proposta é disseminar boas práticas de manejo sustentável dos recursos naturais.
As aulas teóricas iniciaram com uma explanação sobre o ecoturismo no Brasil, especialmente na região da Amazônia. Posteriormente, o pesquisador Eduardo Coelho apresentou "Técnicas de Pesquisa e Planejamento em Turismo", enfatizando a importância do conhecimento da realidade local, da cultura, da relação com o meio, e das demandas a serem atendidas. "Entender os interesses da população local com relação ao turismo e levantar as potencialidades locais a serem aproveitadas pelo turismo são alguns dos aspectos a serem considerados", afirmou Coelho.
Na sequência, os "Elementos do Produto Turísticos" foram apresentados por Fernanda Sá e a "Comercialização e Promoção no Ecoturismo", por Luciana Cobra. Os pesquisadores João Paulo Borges Pedro e Bianca Bernardon falaram sobre o monitoramento dos impactos ambientais na atividade de Ecoturismo. "Os impactos decorrentes da atividade turística podem ser menores ou maiores dependendo das ações que o empreendimento fizer para controlá-los", alertou João Paulo.
Para o professor Jubrael Mesquita da Silva, membro de Comtur, a Amazônia, por si só, é um grande potencial turístico. "Mas é preciso planejamento para aproveitar esse potencial bem e com o menor impacto ao meio ambiente", afirmou. No sábado (17) e domingo (18) o grupo seguiu para a Pousada Flutuante Uacari onde conheceu, na prática, a atividade turística. No empreendimento, puderam analisar as competências dos guias, barqueiros, cozinheiros, camareiras, bem como os cuidados com a segurança dos turistas e as tecnologias de saneamento da pousada. É o segundo curso promovido para disseminação do turismo de base comunitária. O primeiro foi realizado em outubro 2010 para um grupo indígena das etnias Suruí-paeter e Parintintin. Por Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: