Conferência Municipal de Educação é promovida em Tefé

Publicado em: 23 de maio de 2013

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Tefé realizou, entre os dias 16 e 17 de maio, a 2ª Conferência Municipal de Educação, com o tema: "O Plano Nacional de Educação (PNE) na articulação do Sistema Nacional de Educação". O objetivo da conferência foi discutir sobre o atual Plano Nacional de Educação e apresentar propostas de melhoria dentro de cada eixo temático. 

O Instituto Mamirauá colaborou com as discussões sobre as propostas para o Eixo Temático III: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente. Dentro deste tema, apresentou como proposta a implantação da Cartilha "Peixes da Amazônia", projeto da Sociedade Civil Mamirauá e que foi elaborada em parceria com os professores do município de Alvarães. Este material foi utilizado em 2011 e 2012 em 15 escolas do município de Uarini e seu emprego foi acompanhado pelo Instituto Mamirauá. 
 
A Cartilha está dividida em cinco módulos e aborda uma metodologia interdisciplinar destinado a alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é trabalhar a educação ambiental no Ensino Formal de forma interdisciplinar. "A Educação Ambiental deve ser abordada de forma transversal, contextualizada e em consonância com os conteúdos curriculares dos níveis de ensino, e não como uma disciplina específica", afirmou Dávila Corrêa, coordenadora do Programa de Qualidade de Vida do Instituto Mamirauá. Ano passado, o Instituto também realizou uma capacitação em algumas escolas da cidade de Tefé e entregou um kit com as cartilhas para que os professores possam fazer uso deste material durante suas aulas.
 
No dia 16, foram apresentadas as seguintes conferências: 
O PNE e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; 
Direitos Humanos e Educação: Justiça social, inclusão, diversidade e cultura da paz; 
e Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente. O Instituto Mamirauá também apresentou o vídeo "Jovens de Tefé - AM". Trata-se de um retrato dos próprios jovens a realidade da juventude do município. Os protagonistas também falam de suas expectativas relacionadas à educação, cultura e lazer.
 
Ao final do evento, os participantes se reuniram para discutir e aprovar as propostas elaboradas que serão apresentadas na Conferência Estadual de Educação. Se aprovadas na etapa estadual, seguirão para a Conferência Nacional de Educação que ocorrerá em fevereiro de 2014. 
 
Texto: Francisco Rosa
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: