Comunidade recebe sistema de abastecimento e tratamento de água

Publicado em: 13 de abril de 2011

13/04/2011 - A comunidade São Paulo do Coraci, localizada na Reserva Amanã, município de Maraã (AM), foi contemplada com um sistema de abastecimento e tratamento de água de superfície, alimentada com energia solar. Uma bomba grundfos SQF 2.5-2 e seis módulos solares, instalados numa base flutuante, feito com toras de madeira (açacu), que acompanha as mudanças do nível d água no rio, que podem variar até 12 metros e se distanciar da comunidade até 500 metros no pico da seca.
 O sistema de abastecimento e tratamento de água é constituído de um reservatório de 10 mil litros, seis módulos de 75 watts, (placas desenvolvidas para converter diretamente a energia da luz do sol em energia elétrica, sob a forma de corrente contínua (CC), que alimenta a bomba), uma bomba d´água  e  um filtro a base de areia. 
 De acordo com Otacílio Brito, um dos técnicos do programa, uma rede tubular foi construída para distribuição de água às residências, com 636 metros de extensão, onde usamos 106 tubos de 50 milímetros. Foram beneficiados 14 domicílios e dois locais de uso coletivo, uma escola e centro comunitário. Houve uma boa participação dos comunitários nos sete dias de instalação do sistema de água.
 No fim do trabalho, os comunitários receberam orientação sobre o funcionamento do sistema, o valor do beneficio para a comunidade, a gestão comunitária do sistema e escolha de três pessoas para gerir o sistema. O projeto foi financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Sociedade Civil Mamirauá.
por Eunice Venturi

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: