Comitiva da Noruega visita Instituto Mamirauá para conhecer projetos de conservação

Publicado em: 17 de março de 2014

O Instituto Mamirauá recebeu, na última semana, membros do Ministério de Clima e Meio Ambiente e da Embaixada da Noruega no Brasil para conhecer projetos de conservação do Instituto Mamirauá, que atualmente são financiados pelo Fundo Amazônia. A visita ocorreu entre os dias 14 e 15 de março, começou na sede da instituição e terminou na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

No dia 14, a comitiva assistiu a uma apresentação institucional. Além de apresentar o histórico do Instituto Mamirauá, houve explanação sobre os resultados alcançados ao longo dos últimos anos, como a replicação do modelo de Reserva de Desenvolvimento Sustentável para outras partes do Brasil. A pesquisadora também destacou o aumento dos estoques de pirarucu como consequência do manejo e a influência em polí­ticas públicas.

Em seguida, foram detalhadas as ações e metodologias do projeto "Participação e Sustentabilidade: o uso adequado da biodiversidade e a redução das emissões de carbono nas florestas da Amazônia Central", desenvolvido atualmente pelo Instituto Mamirauá, com o financiamento do Fundo Amazônia. O projeto vem promovendo assessoria técnica para a promoção de atividades econômicas sustentáveis, além de monitoramento, proteção ambiental e educação ambiental.

Na Reserva Mamirauá, visitaram uma área de Plano de Manejo Florestal e uma parcela (área onde as espécies são monitoradas para corte, medida e reflorestamento para redução de emissão de carbono) monitorada pelo Grupo de Pesquisa em Ecologia Florestal. Na oportunidade, a comitiva visitou a comunidade São Raimundo do Jarauá, que conversou com o presidente da comunidade sobre manejo de pesca, associações comunitárias e o curso de Agentes Ambientais Voluntários. O grupo pernoitou na Pousada Uacari e retornou para Tefé no dia 15.

Segundo Juliana de Melo Queiroz Santiago, chefe de do Departamento de Gestão do Fundo Amazônia, é muito gratificante conhecer o Instituto Mamirauá. "Estou muito feliz em conhecer o Instituto Mamirauá, instituição que nós apoiamos com muito orgulho", afirmou.

Texto: Eunice Venturi e Francisco Rosa

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: