CIPA, do Instituto Mamirauá, leva conhecimentos básicos de Primeiros Socorros e Prevenção de Incêndios.

Publicado em: 21 de agosto de 2012

 

21/08 - Entre os dias 07 a 09 de agosto aconteceu no auditório da Biblioteca Henry Walter Bates, do Instituto Mamirauá, o curso da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Participaram do curso 25 colaboradores do Instituto Mamirauá.
 
O curso foi ministrado, com aulas práticas e teóricas, pelo Subtenente Egberto da Cruz Rodrigues do Corpo de Bombeiros de Tefé. A primeira aula foi sobre "Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes". Já no segundo dia, pela manhã, houve a 2ª parte do curso de "Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes" e os alunos puderam aprender, na prática, a utilizar certos equipamentos como a maca e o colar cervical, e algumas técnicas de imobilização. Á tarde, ocorreu o curso de "Prevenção contra Incêndio" e, no último dia de curso, os alunos aprenderam a utilizar 3 (três) tipos de extintores.
 
De acordo com Márcio Lima de Abreu, engenheiro florestal, do Programa de Manejo Florestal Comunitário (PMFC) "O curso proporcionou aos funcionários do Instituto, conhecimentos de noções essenciais para o desenvolvimento dos trabalhos técnicos e cientí­ficos de forma segura e preventiva, procurando evitar os acontecimentos trágicos com o funcionário que está a serviço da empresa, tanto para trabalhos realizados internamente, como em trabalhos de campo".
 
Já Pedro Monteiro, técnico florestal do instituto, achou o curso muito interessante. "Aprendi algumas técnicas como, por exemplo, socorrer uma pessoa que sofreu um acidente de moto, tirar o capacete da sua cabeça e ver se a mesma está respirando normalmente, seja pela respiração normal ou pelo batimento cardíaco. Também aprendi como utilizar corretamente vários tipos de extintores de incêndio" explicou.
 
Segundo Armando Athos, Coordenador de Operações e membro da CIPA, o curso foi muito proveitoso, pois puderam observar o interesse dos colaboradores. "O Instituto Mamirauá possui vários prédios e várias bases de banco, onde se desenvolvem várias pesquisas, nas mais complexas áreas. Daí a importância da CIPA, prevenindo e evitando acidentes, capacitando a todos que estão envolvidos direta e indiretamente para que aprendam e coloquem em prática tais técnicas de prevenção" e complementou "Com certeza outros cursos virão, em cumprimento do Cronograma da CIPA, mas nosso objetivo principal é despertar, em todos os colaboradores, uma consciência mais aberta para a segurança no trabalho".
 
Texto Renata Brandão
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: