Cerca de 400 jovens prestigiaram o 2º dia da SNCT no Instituto Mamirauá

Publicado em: 19 de outubro de 2012

19/10/2012 - Estudantes do ensino fundamental e médio, das redes municipal e estadual de Tefé, prestigiaram o segundo dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na sede do Instituto Mamirauá, ontem, dia 18. O evento é promovido anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e, nesta edição, o Instituto Mamirauá contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). 

A pesquisadora Nelissa Peralta, que também coordena o evento, apresentou a palestra Economia Verde e complementou sua participação com a exibição do vídeo da ambientalista americana Annie Leonard, "A História das Coisas". Mesmo com a chuva intensa, os alunos estavam entusiasmados com as atividades e os novos conhecimentos adquiridos. Cerca de 400 jovens compareceram ao evento.

A aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Dr. Wenceslau de Queiroz, Caroline Maria de Araújo Pantoja, de 15 anos, disse que achou tudo muito bonito e educativo. Já o professor da mesma instituição de ensino, José Sidnei Rufino Pinto, 28 anos, aprendeu mais: "o que achei mais importante na palestra foi sobre o consumismo. Nunca prestei atenção sobre isso! Estamos consumindo demais e acabando com o recurso do planeta. Após essa palestra, me conscientizei sobre muitas coisas que não sabia e passarei a refletir mais sobre isso".

Ademir Reis, do Programa Qualidade de Vida, do Instituto Mamirauá, apresentou uma maquete sobre bombeamento de água da superfície do rio, através de energia solar. O sistema é instalado nas comunidades ribeirinhas. "O sistema possui um pré-tratamento, através de um filtro, para ser distribuído nas casas das comunidades. Também temos, aqui, um fogão ecologicamente correto para reaproveitamento da biomassa e, ainda, um novo kit de energia solar domiciliar que em breve será instalado nas comunidades", finalizava .

Já Otacílio Soares Brito, também do Programa Qualidade de Vida, explicou sobre a maquete "Cidade Sustentável Movida à Energia Solar e Hidráulica", elaborada pelos professores da Escola Estadual Carlos Eduardo de Souza Braga (APAE-Tefé). "Esta maquete demonstra as três gerações de energia elétrica de matriz limpa: hidráulica, que é gerada a partir da queda de água. Eólica, que é gerada a partir do vento e a Solar. Esta maquete representa uma cidade imaginária com geração de energia elétrica de matriz limpa onde não há emissão de poluição para a atmosfera". A atividade é parte integrante do Programa Energia Limpa, promovido pelo consórcio liderado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (Ider) com recursos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid/Brasil), em parceria com a Sociedade Civil Mamirauá.

 
Texto Renata Brandão
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: