Cerca de 2 mil pessoas participam da SNCT no Instituto Mamirauá

Publicado em: 25 de outubro de 2013

O Instituto Mamirauá realizou em sua sede, em Tefé (AM), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 23 a 25 de outubro. Cerca de 2 mil pessoas visitaram a instituição, durante os três dias. Exposições, visitas ao campus, palestras e degustação de geleias feitas com cascas de frutas foram algumas das atividades desenvolvidas. Alguns visitantes também levaram para suas casas mudas de árvores nativas e kit com materiais didáticos.
 
O kit foi composto de: cartilhas desenvolvidas pelo Projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos (Centro de Reabilitação de Peixe-boi Amazônica de Base Comunitária “Centrinho”, Olavita e os Bichos da Água e Conservação Comunitária de Quelônios), vídeos Líderes da Conservação e Mamirauá e o calendário de parede 2014 do Instituto Mamirauá. 
 
A pesquisadora Mariana Terrola, do Grupo de Pesquisa Ecologia Florestal, ministrou uma palestra sobre macrofitas aquáticas para estudantes do curso de Biologia e Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Amazonas, campus Tefé. Segundo a pesquisadora, as macrofitas aquáticas são vegetais que habitam áreas úmidas, até ambientes totalmente submersos. 
 
“Dentre suas características, podemos destacar o sofisticado sistema de imunização, caules e raízes que auxiliam nas trocas gasosas e na flutuação, elas são fonte de matéria orgânica e garantem o fornecimento de abrigo e local de reprodução da fauna”, afirmou Mariana. Ao final da palestra, foi distribuído o livro Anatomia e Morfologia de Plantas Aquáticas da Amazônia.
 
Segundo o professor de matemática Irani da Silva Torres, a visita é uma oportunidade para associar conteúdos passados em sala de aula: “Eu tive a oportunidade de verificar no prédio do Acervo algumas peças indígenas, como os ralos. Em sala de aula, eu trabalhei com os alunos as sequências algébricas e a gente usou a figura daqueles ralos. Agora, os alunos viram as peças. Isso foi fantástico”.
 
Texto: Eunice Venturi, com colaboração de Francisco Rocha
 

Últimas Notícias

Comentários

Receba as novidade em seu e-mail: